“Se as suas fotografias não estão boas é porque você não está perto o suficiente”. Essa frase foi dita por Robert Capa, um dos fotojornalistas mais respeitados da história e fundador da famosa agência Magnum. Entretanto, segundo um jornal espanhol, Capa não seguiu sua cartilha e pode ter fraudado uma das imagens de maior repercussão da sua carreira.
“A partir de 1936, a cobertura de Capa da Guerra Civil Espanhola apareceu com regularidade. Sua fotografia de um soldado sendo atingido fatalmente garantiu sua reputação internacional e se tornou um forte símbolo da guerra”, informa a biografia do fotógrafo no site da Magnum.
É essa mesma imagem que o jornal El Periódico de Catalúnia afirma ter sido montada. Tirada em 05/09/1936, a fotografia mostra o miliciano Federico Borrell sendo atingido por um tiro em Cerro Muriano, na cidade de Córdoba. Leia matéria completa. Beba na fonte.
Canguita.
ResponderExcluirEu me lembro de uma passagem do filme "1492", do Ridley Scott, em que um dos personagens ataca Colombo na saída de uma audiência em que o grande descobridor fora atacado/sabatinado. E seu companheiro de conversa comenta: "Olha, se um dia nós dois formos lembrados, será apenas porque estivemos aqui".
Assim, tem sempre gente pegando rabeira na história- dos outros, grandes, audaciosos.
Não é a primeira vez que Capa é atacado por essa foto, por mais um - desconhecido.
Capa cobriu a Guerra Civil espanhola por longo tempo,muitas vezes na frente de combate. Esteve em Omaha Beach no dia D, na frente de combate.Esteve na China durante os combates conduzidos por Mao. E morreu no Vietnã, ao pisar numa mina, acompanhando tropas - na frente de combate.
Nos deixou um legado magnífico.
Além disso, namorou algumas das mulheres mais belas de seu tempo, como Ingrid Bergman.
A inveja mata, e a mediocridade mais ainda.
Dario