sexta-feira, 17 de julho de 2009

A verve jornalística

Lendo a radiografia que o Mosquito fez no tijoladas do apresentador de TV Hélio Costa (a mídia vagabunda de SC) me vieram à cabeça vários pensamentos a respeito do diploma de jornalista. Uma coisa que foi muito alardeada, com o fim da obrigatoriedade do diploma, foi a de que agora qualquer um poderia ser jornalista.
Errado!
Para ser jornalista precisa ser uma pessoa especial. Tampouco basta só o curso de jornalismo. O Hélio Costa é umas prova disso. Não sabe falar, não lê e não sabe escrever. Tem um meio de comunicação poderoso na mão mas não é jornalista. Não consegue ser por ignorância e por lhe faltar princípios e aptidões fundamentais para que seja um jornalista. Em primeiro lugar o ceticismo, independência e a curiosidade. Sem estas três virtudes ninguém se transforma em jornalista, nem com diploma.
O apresentador, no caso, ainda incorre numa parcialidade escandalosa que é escrachar pobres e dependentes químicos e jamais noticiar prisões ou denúncias de roubalheiras e corrupção que envolvam políticos e bacanas da cidade. Mas é claro, pobres e viciados não tem dinheiro para comprar o silêncio "jornalístico". Ver o programa do Hélio é de pedir saquinho emprestado pro Orlando Tambosi.

Para ser jornalista tem que ter verve.
Fora isso é secos e molhados, assessoria de imprensa ou Hélio Costa.

Comentário da leitora Meire Jorge
Sérgio, compartilho da mesma opinião que você sobre esse tema...e eu, que já não ligava a TV para ouvir pessoas como Hélio Costa, continuarei não ligando. Falta mesmo EDUCAÇÃO para que o povo entenda o que escreveste!!! A luta é grande. Sou professora e me envergonho do nosso sistema de ensino.O que podemos esperar, vendo através da net ( e do trabalho de jornalistas competentes e diplomados),as cenas lastimáveis ocorridas ontem em POA???

Um comentário:

  1. Sérgio, compartilho da mesma opinião que você sobre esse tema...e eu, que já não ligava a TV para ouvir pessoas como Hélio Costa, continuarei não ligando. Falta mesmo EDUCAÇÃO para que o povo entenda o que escreveste!!! A luta é grande. Sou professora e me envergonho do nosso sistema de ensino.O que podemos esperar, vendo através da net ( e do trabalho de jornalistas competentes e diplomados),as cenas lastimáveis ocorridas ontem em POA???

    ResponderExcluir