segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Catedral, Matisse e jazz

Catedral Ortodoxa de São Nicolau, Nice

Dia destes, com chuva, resolvermos fazer um programa indoor. Passamos pela Catedral russa de São Nicolau, aqui perto, e depois fomos conhecer o Museu Matisse.
A Igreja Ortodoxa de São Nicolau de Nice, construida em 1903, tem 52 metros de altura, é o maior edifício do gênero fora da Rússia. Foi construida pelo último czar russo, Nicolau II. A escolha de Nice para foi devido à imigração russa durante a revolução de 1917 com a fuga de muitos nobres russos do país.
A Catedral tem
uma arquitetura inspirada nas igrejas de São Basílio o Bendito, na Praça Vermelha e Iroslav dos séculos XVI e XVII. Existe aqui uma batalha jurídica
pela propriedade da igreja. Deu no Le monde: "A Federação Russa tenta apropriar-se dessa imponente catedral, tombada como monumento histórico" - denuncia o jornal "Le Monde" através do seu correspondente Paul Barelli, em artigo intitulado "A Rússia reivindica a propriedade da igreja ortodoxa de Nice".

Saímos dali e fomos para o Museu Matisse no bairro nobre de Cimiez. O caminho é feito colina acima passando por casas e prédios de arquitetura maravilhosa. No roteiro, o deslumbrante prédio Le Regina, onde Matisse morou muitos anos. Inicialmente Matisse morou na Vieux Nice, no Le Marchê aux Fleurs, em um prédio onde passo diariamente em minhas corridas matinais.

Chegamos com chuva ao jardim do museu. Caminhamos pelas alamedas ladeadas de oliveiras centenárias, todas batizadas com nomes das grandes estrelas do Jazz. Ali se realiza anualmente Nice Jazz Festival . Ano passado estiveram no festival Milton Nascimento e Gilberto Gil.
O museu na colina de Cimiez fica no centro da antiga vila romana de Cemelenum que é um sítio arqueológico com suas ruínas magnificas.
O museu é bem interessante e abriga pinturas, desenhos, esboços, fotografias, esculturas e objetos pessoais de Heri Matisse doados por ele e por seus herdeiros.

Oliveiras, alameda Dizzi Guillespie e o museu Matisse ao fundo

Um comentário:

  1. Esta tudo?!apreciei imenso o vosso blogue!
    vao tambémno meu sitio online em http://www.gatinhas.pokersemdeposito.com/ , sobre regras de poker texas hold em!
    Au revoir

    ResponderExcluir