segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PRESIDENTE, VÁ SE FODER!

Por Adriana Vandoni Curvo (é professora de economia, consultora, especialista em Administração Pública pela FGV/RJ. Blog http://argumento.bigblogger.com.br/ .)

Não sei se é desespero ou ignorância. Pode ser pelo convívio com as más companhias, mas eu, com todo o respeito que a "Instituição" Presidente da República merece, digo ao senhor Luis Inácio que vá se foder. Quem é ele para dizer, pela segunda vez, que tem mais moral e ética "que qualquer um aqui neste país"? Tomou algumas doses a mais do que o habitual, presidente?

Esta semana eu conheci Seu Genésio, funcionário de um órgão público que tem infinitamente mais moral que o senhor, Luis Inácio.

Assim como o senhor, Seu Genésio é de origem humilde, só estudou o primeiro grau e sua esposa foi babá. Uma biografia muito parecida com a sua, com uma diferença, a integridade. Ao terminar um trabalho que lhe encomendei, perguntei a ele quanto eu o devia. Ele olhou nos meus olhos e disse:

- Olha doutora, esse é o meu trabalho. Eu ganho para fazer isso. Se eu cobrar alguma coisa da senhora eu vou estar subornando. Vou sentir como se estivesse recebendo o mensalão.

Está vendo senhor presidente, isso é integridade, moral, ética, princípios coesos. Não admito que o senhor desmereça o povo humilde e trabalhador com seu discurso ébrio.

Seu Genésio, com a mesma dificuldade da maioria do povo brasileiro, criou seus filhos. E aposto que ele acharia estranho se um dos quatro passassem a ostentar um patrimônio exorbitante, porque apesar tê-los feito estudar, ele tem consciência das dificuldades de se vencer. No entanto, Lula, seu filho recebeu mais de US$ 2.000.000,00 (dois milhões de dólares) de uma empresa de telefonia, a Telemar. E isso, apenas por ser seu filho, presidente! Apenas por isso e o senhor achou normal. Não é corrupção passiva? Isso é corrupção Luis Inácio! Não é ético nem moral! É imoral!

E o senhor acha isso normal? Presidente, sempre procurei criar os meus filhos dentro dos mesmos princípios éticos e morais com que fui criada. Sempre procurei passar para eles o sentido de cidadania e de respeito aos outros. Não posso admitir que o senhor, que deveria ser o exemplo de tudo isso por ser o representante máximo do Brasil, venha deturpar a educação que dou a eles. Como posso olhar nos olhos dos meus filhos e garantir que o trabalho compensa, que a vida íntegra é o caminho certo, cobrar o respeito às instituições, quando o Presidente da República está se embriagando da corrupção do seu governo e acha isso normal, ético e moral?

Desafio o senhor a provar que tem mais moral e ética que eu!

Quem sabe "vossa excelência" tenha perdido a noção do que seja ética e moralidade ao conviver com indivíduos inescrupulosos, como o gangster José Dirceu (seu ex-capitão), e outros companheiros de partido, não menos gangsteres, como Delúbio, Sílvio Pereira, Genoíno, entre outros.

Lula, eu acredito que o senhor não saiba nem o que seja honestidade, uma prova disso foi o episódio da carteira achada no aeroporto de Brasília. Alguém se lembra? Era início de 2004, Waldomiro Diniz estava em todas as manchetes de jornal quando Francisco Basílio Cavalcante, um faxineiro do aeroporto de Brasília, encontrou uma carteira contendo US$ 10 mil e devolveu ao dono, um turista suíço. Basílio foi recebido por esse senhor aí, que se tornou presidente da república. Na ocasião, Lula disse em rede nacional, que se alguém achasse uma carteira com dinheiro e ficasse com ela, não seria ato de desonestidade, afinal de contas, o dinheiro não tinha dono. Essa é a máxima de Lula: achado não é roubado.

O turista suíço quis recompensar o Seu Basílio lhe pagando uma dívida de energia elétrica de míseros 28 reais, mas as regras da Infraero, onde ele trabalha, não permitem que funcionários recebam presentes. E olha que a recompensa não chegava nem perto do valor da Land Rover que seu amigo ganhou de um outro "amigo".

Basílio e Genésio são a cara do povo brasileiro. A cara que Lula tentou forjar que era possuidor, mas não é. Na verdade Lula tinha essa máscara, mas ela caiu. Não podemos suportar ver essa farsa de homem tripudiar em cima na pureza do nosso povo. Lula não é a cara do brasileiro honesto, trabalhador e sofrido que representa a maioria. Um homem que para levar vantagem aceita se aliar a qualquer um e é benevolente com os que cometem crimes para benefício dele ou de seu grupo e ainda acha tudo normal! Tenha paciência! "Fernandinho Beira-Mar", guardando as devidas proporções, também acha seus crimes normais.

Desculpe-me, 'presidente', mas suas lágrimas apenas maculam a honestidade e integridade do povo brasileiro, um povo sofrido que vem sendo enganado, espoliado, achacado e roubado há anos. E é por esse povo que eu me permito dizer: Presidente, vá se foder!


Alberto deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PRESIDENTE, VÁ SE FODER!": falar de corrupção, mensalao e gangster e nao mencionar o PSDB e o DEM, e de uma parcialidade sem limites. Para uma professora e economia, entao nem se fala. Nos oito anos em que o FHC, governou o Brasil, vivíamos em crise permanentemente, sendo que a principal crise era a econômica. As privatizaçoes efetuadas pelo governo do FHC, foram um desastre para o Brasil e, nao pelas privatizaçoes em si, mas pela vergonhosa maneira que foram feitas. O Brasil perdeu bilhões de dólares que foram parar direto nas maos das multinacionais e do Daniel Dantas, o maior bandido do Brasil. Nao e atoa que o FHC diz que o Daniel Dantas e um homem “brilhante”, já que bandido e com PSDB mesmo.

Alberto
José Carlos da Silveira disse...

achei o conteúdo de muito mau gosto. Não gostaria de tê-la como professora, pois, com certeza, não me acrescentaria absolutamente nada de útil. Enquanto Lula é reconhecido internacionalmente pelo que tem feito, como foi o caso recente da Conferência de Davos - Suíça, em que foi agraciado com o título de Estadista Global, sem contar a aprovação de seu governo referendada por parcela significativa da população brasileira, ainda se reservam espaços para assaques destemperados como os colacionados no texto. Acredito que o habitat natural para agasalhar expressoões naquele formato encontraria maior intimidade junto ao Blog do Amorim (com o devido respeito), marcadamente de orientação nazi-fascista!

Fábio disse...

TEXTO HORRIVEL... MOSTRA A TOTAL FALTA DE EDUCAÇÃO, QUANDO TRATA UM PRESIDENTE DE UM PAIS COMO O BRASIL COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO...QUANDO O PRESIDENTE ERA FHC SEMPRE TRATEI COM RESPEITO, MESMO QDO ESTAVA NA FABRICA COMENDO O PÃO QUE O DIABO AMAÇOU, VENDO A BURGUESIA CRESCENDO E O POVO SENDO MASAGRADO IGUAL AO FARAO NO EGITO. CANGA ESSA SENHORA ADRIANA NÃO É CORAJOSA NUNCA, É UMA OPORTUNISTA, BOCA DE ALUGUEL...

FABIO - JOINVILLE

Eduardo Ceni disse... ...A Sra. Adriana está certíssima no conteúdo e na forma, afinal está apenas usando o linguajar corrente do presidente para melhor se expressar. (Não foi Vossa Excelência quem sutilmente disse outro dia que o povo tá na merda?) Cara de pau tem limite, e quando o limite é ultrapassado, só mesmo o bom e velho palavrão para expressar o sentimento geral.
Cañas disse...O grande problema do Lula é que ele acha que pode enganar a todos o tempo todo. A equipe que cuida da imagem do Lula faz um trabalho simples, talvez por isso a eficiência na enganação. Por exemplo: denuncias contra Zé Dirceu. Providência: jamais deixar o Lula ser visto ao lado do Zé Dirceu novamente. Esse é o procedimento padrão para manter a imagem do "cara" limpa. O presidente só vai se esquivando dos problemas e aparecendo nas horas boas. E nunca sabe de nada.Eu o respeitaria se na hora em que os problemas batessem na porta do PT ele fosse homem para defender o seu partido. Mas, pelo contrario: quando o cerco aperta para o lado do seu partido, ele até desvincula sua imagem da imagem do PT. E querem fazer crer que a imagem dele é a imagem do brasileiro. Então estão insinuando que o brasileiro é um povo covarde, que na hora que estoura um problema, ao invés de meter a cara pra resolver, se esquiva e espera a poeira baixar. Lula tem seus méritos. Mas a degradação moral que ocorre em seu governo acaba durando mais tempo do que os seus programas beneficientes. Cesar Benjamin, em entrevista para o Zuenir Ventura no livro "1968- O que fizemos de nós",conta que na época daquele debate editado pela globo em favor de Collor, em 89, ele e mais uma centena de militantes foram para frente da rede Globo protestar contra a edicação criminosa que foi decisiva para vitória de Collor. Eis que na mesma noite da manifestação, o Lula (que não tinha participado do ato de repúdio) conta alegremente para o Cesar Benjamin que tinha acabado de jantar com um dos diretores da Globo. Cesar Benjamin conta que ali percebeu que Lula faria o que fosse necessário para se tornar presidente um dia, inclusive tocando a ética no lixo. Na sequencia, segundo o entrevistado, Zé Dirceu e Lula começaram o processo que culminou na degradação moral do partido. Começaram a colocar dinheiro grosso dentro do PT, conquistando aliados por meio da verba, tudo em nome da presidência da republica. Conseguiram o objetivo, mas com certeza passaram longe dos sonhos de honestidade que minavam suas mentes na juventude.Na verdade falo pelo José Dirceu que sei que é um cara que, apesar de tudo, se esforça para adquirir cultura e reforçar suas teorias. Porque o Lula é um cara que não lê nem bula de remédio, e de sujeitos que não leêm nada eu não espero nada. Apenas que ajam por impulso e sejam guiados pelos gritos de amor do povo faminto. Abraço,

Cañas

Yuri deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PRESIDENTE, VÁ SE FODER!": Acredito que a liberdade de expressão não pode ser confundida com direito à ofensas ou desrespeito a quem quer que seja. Eu costumo criticar 99,99% dos políticos, mas seja lá quem for, sempre os trato da maneira que meus pais me ensinaram: Com respeito. Mesmo sendo notórios bandidos. Se foram eleitos, se a justiça não os condenou definitivamente, são inocentes, queiramos ou não. Se não concordamos, devemos lutar através dos meios legais. Ofender alguém desta maneira certamente não é o meio apropriado. Principalmente vindo de uma "professora". lamentável.
Yuri.

14 comentários:

  1. TEXTO HORRIVEL... MOSTRA A TOTAL FALTA DE EDUCAÇÃO, QUANDO TRATA UM PRESIDENTE DE UM PAIS COMO O BRASIL COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO...QUANDO O PRESIDENTE ERA FHC SEMPRE TRATEI COM RESPEITO, MESMO QDO ESTAVA NA FABRICA COMENDO O PÃO QUE O DIABO AMAÇOU, VENDO A BURGUESIA CRESCENDO E O POVO SENDO MASAGRADO IGUAL AO FARAO NO EGITO. CANGA ESSA SENHORA ADRIANA NÃO É CORAJOSA NUNCA, É UMA OPORTUNISTA, BOCA DE ALUGUEL...

    FABIO - JOINVILLE

    ResponderExcluir
  2. A Sra. Adriana está certíssima no conteúdo e na forma, afinal está apenas usando o linguajar corrente do presidente para melhor se expressar. (Não foi Vossa Excelência quem sutilmente disse outro dia que o povo tá na merda?) Cara de pau tem limite, e quando o limite é ultrapassado, só mesmo o bom e velho palavrão para expressar o sentimento geral.

    ResponderExcluir
  3. Basta ver onde esta senhora estuda...e se entende o perfil conservador e ultrapassado que originou o comentário.
    Me causa espanto tambem o blogueiro achar corajosa esta postura retógrada e a comparação sem nexo que se segue no texto.
    Senti um ruido de asas de tucano ao fundo....
    bye bye Serra 2010

    ResponderExcluir
  4. O grande problema do Lula é que ele acha que pode enganar a todos o tempo todo.

    A equipe que cuida da imagem do Lula faz um trabalho simples, talvez por isso a eficiência na enganação.

    Por exemplo: denuncias contra Zé Dirceu. Providência: jamais deixar o Lula ser visto ao lado do Zé Dirceu novamente.Esse é o procedimento padrão para manter a imagem do "cara" limpa. O presidente só vai se esquivando dos problemas e aparecendo nas horas boas. E nunca sabe de nada.

    Eu o respeitaria se na hora em que os problemas batessem na porta do PT ele fosse homem para defender o seu partido. Mas, pelo contrario: quando o cerco aperta para o lado do seu partido, ele até desvincula sua imagem da imagem do PT.

    E querem fazer crer que a imagem dele é a imagem do brasileiro. Então estão insinuando que o brasileiro é um povo covarde, que na hora que estoura um problema, ao invés de meter a cara pra resolver, se esquiva e espera a poeira baixar.

    Lula tem seus méritos. Mas a degradação moral que ocorre em seu governo acaba durando mais tempo do que os seus programas beneficientes.

    Cesar Benjamin, em entrevista para o Zuenir Ventura no livro "1968- O que fizemos de nós",conta que na época daquele debate editado pela globo em favor de Collor, em 89, ele e mais uma centena de militantes foram para frente da rede Globo protestar contra a edicação criminosa que foi decisiva para vitória de Collor. Eis que na mesma noite da manifestação, o Lula (que não tinha participado do ato de repúdio) conta alegremente para o Cesar Benjamin que tinha acabado de jantar com um dos diretores da Globo. Cesar Benjamin conta que ali percebeu que Lula faria o que fosse necessário para se tornar presidente um dia, inclusive tocando a ética no lixo.

    Na sequencia, segundo o entrevistado, Zé Dirceu e Lula começaram o processo que culminou na degradação moral do partido. Começaram a colocar dinheiro grosso dentro do PT, conquistando aliados por meio da verba, tudo em nome da presidência da republica.

    Conseguiram o objetivo, mas com certeza passaram longe dos sonhos de honestidade que minavam suas mentes na juventude.

    Na verdade falo pelo José Dirceu que sei que é um cara que, apesar de tudo, se esforça para adquirir cultura e reforçar suas teorias. Porque o Lula é um cara que não lê nem bula de remédio, e de sujeitos que não leêm nada eu não espero nada. Apenas que ajam por impulso e sejam guiados pelos gritos de amor do povo faminto.


    Abraço,

    Cañas

    ResponderExcluir
  5. José Carlos da Silveira02 fevereiro, 2010 01:08

    Achei o conteúdo de muito mau gosto. Não gostaria de tê-la como professora, pois, com certeza, não me acrescentaria absolutamente nada de útil. Enquanto Lula é reconhecido internacionalmente pelo que tem feito, como foi o caso recente da Conferência de Davos - Suíça, em que foi agraciado com o título de Estadista Global, sem contar a aprovação de seu governo referendada por parcela significativa da população brasileira, ainda se reservam espaços para assaques destemperados como os colacionados no texto. Acredito que o habitat natural para agasalhar expressoões naquele formato encontraria maior intimidade junto ao Blog do Amorim (com o devido respeito), marcadamente de orientação nazi-fascista!

    ResponderExcluir
  6. HMM, os cegos existem em qualquer lugar, acho que não viram nem a caixa de isopor na cabeça do pinguça.........

    ResponderExcluir
  7. Falar de corrupção, mensalao e gangster e nao mencionar o PSDB e o DEM, e de uma parcialidade sem limites. Para uma professora e economia, entao nem se fala. Nos oito anos em que o FHC, governou o Brasil, vivíamos em crise permanentemente, sendo que a principal crise era a econômica. As privatizaçoes efetuadas pelo governo do FHC, foram um desastre para o Brasil e, nao pelas privatizaçoes em si, mas pela vergonhosa maneira que foram feitas. O Brasil perdeu bilhões de dólares que foram parar direto nas maos das multinacionais e do Daniel Dantas, o maior bandido do Brasil. Nao e atoa que o FHC diz que o Daniel Dantas e um homem “brilhante”, já que bandido e com PSDB mesmo.

    Alberto

    ResponderExcluir
  8. Professor não pode dizer palavrão, mas presidente pode??? Dêem uma pesquisada e olhem quantos palavrões esse tal de Lula falou. O último, num "discurso" demagógico e assistencialista, ele falou que o povo "está na merda". Houve outros ainda piores, procurem no youtube. O pior palavrão que um professor pode dizer é quanto ele recebe no fim do mês!". Gostei demais do texto desssa professora, um palavrão quando bem colocado soa vigorosamente como peça de retórica e argumento.Vou repassar esse texto.
    Rogério, Tubarão - SC

    ResponderExcluir
  9. Sábias palavras, Cañas, mataste a questão. Os aí de cima, que defendem o Cara a todo custo, enxergam o atual governo com um olho só.

    Anônimo

    ResponderExcluir
  10. Acredito que a liberdade de expressão não pode ser confundida com direito à ofensas ou desrespeito a quem quer que seja. Eu costumo criticar 99,99% dos políticos, mas seja lá quem for, sempre os trato da maneira que meus pais me ensinaram: Com respeito. Mesmo sendo notórios bandidos. Se foram eleitos, se a justiça não os condenou definitivamente, são inocentes, queiramos ou não. Se não concordamos, devemos lutar através dos meios legais. Ofender alguém desta maneira certamente não é o meio apropriado. Principalmente vindo de uma "professora". lamentável.
    Yuri.

    ResponderExcluir
  11. também achei um conteúdo de mau gosto, com argumentos fracos...
    quem sabe a parcela social a qual ela esta inserida não esteja tão satisfeita com o governo Lula.

    ResponderExcluir
  12. Texto irretocável.
    Ela conseguiu colocar no papel tudo àquilo que muitos brasileiros trabalhadores gostariam de dizer a esse canalha, que se acha o dono da cocada preta e branca.
    Muitos como eu, gostariam de dizer essas palavras também para a pilantra da Ideli Salvatti.
    Irretocável!

    ResponderExcluir
  13. Um povo de m...com uma imprenssa de m.... só pode mesmo ter um Presidente(???) de m....

    ResponderExcluir