quinta-feira, 24 de junho de 2010

Buenos Aires para iniciados



Nem me lembro exatamente em que contexto fomos parar lá. Meus amigos falavam deste lugar, eu queria mesmo é ter ficado no jazz do Ladran Sancho, onde um baterista cotó fazia com meio braço o que eu jamais seria capaz de fazer com meus dois membros inteiros. Saímos no auge da Jam session, fui de má vontade. Quando chegamos, olhei para a porta sem características marcantes de Sarmiento 4006 e continuei com má vontade. Subi a velha escada de ferro e amaldiçoei minha sorte. Nessa noite, não pagamos os dez pesos da entrada. Jorgelina , professora de tango da casa, e hoje minha amiga, veio nos liberar na porta. Fui devagarzinho pelo tapume e tive certeza de abrir uma cortina. Mas, essa cortina, conforme comprovei inúmeras vezes posteriores, nunca existiu.

A Catedral do Tango fica num velho galpão de construção original de 1880, no coração do bairro de Almagro. Já foi uma leiteria, silo de soja, açougue e finalmente o que é hoje: um dos melhores lugares de tango e chacarera da cidade, segredo bem guardado, mistura de underground com ponto turístico.

Com teto de 12 metros de altura, chão de madeira antiga, meia luz avermelhada, salão generoso, decoração impressionante, a Catedral do Tango parece o filho hibrido de Almodóvar, Fellini e Kubrick. Contam que o enorme quadro de Gardel (praticamente um outdoor) durante os tempos de gripe, ganhou uma enorme máscara também. Metáfora bem representativa do que é o lugar. Um templo que trata como religião o tango.

Do Conexaobuenosaire's Blog. Leia mais deste texto primoroso e sobre o lugar maravilhoso. Clique aqui.

Virson deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Buenos Aires para iniciados":
Que maravilha esse video, a melodia desse tango com a intensidade das grandes milongas, a dança simples, sem frescuras acrobáticas. Obrigado pelo presente, Canga.
abs.
Virson

Um comentário:

  1. Que maravilha esse video, a melodia desse tango com a intensidade das grandes milongas, a dança simples, sem frescuras acrobáticas. Obrigado pelo presente, Canga.

    abs.

    Virson

    ResponderExcluir