quarta-feira, 8 de junho de 2011

Assessor de imprensa era falsário da internet

Matéria publicada pelo Página3 

Waldemar Cezar Neto

O chefe da assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Balneário Camboriú, Rafael Weiss, usou durante vários meses uma identidade falsa na internet para difamar pessoas e promover o prefeito Edson Renato Dias.

     Rafael criou o perfil de um profissional jovem, atuando em comércio exterior, bem sucedido, sempre em viagens internacionais, admirador de carros antigos, aeromodelismo e internet. Ele “viajava” para países como África do Sul e China. Apesar das viagens serem falsas, Rafael/Ricardo postava mensagens como se estivesse nesses locais, descrevia eventos que participou, fornecia detalhes que criaram a aparência de que o personagem era real. Ele revelou que morou em São Paulo, em Itajaí e está “há anos” em Balneário Camboriú.

    Em 13 de abril deste ano o Página 3 informou que Ricardo Schnuffler não existe, não tem carteira de identidade, nem de motorista, nem passaporte ou CPF. O texto destacou que o falso personagem usou computadores da prefeitura para postar seus comentários. 

    Tão logo a informação foi publicada, o perfil falso foi apagado no Twitter, o personagem tentou sumir, mas todas suas postagens já haviam sido copiadas por advogados de pessoas que sofreram difamação, principalmente adversários políticos do prefeito Dias. Junto com as postagens foram arquivados os endereços eletrônicos de onde elas saíram, computadores da prefeitura, telefones celulares facilmente identificáveis com autorização judicial e coisas do tipo.

     Só faltava descobrir quem se ocultava atrás do nome falso. O Página3 e seu editor eram constantemente difamados por "Schnuffler" e postou uma notícia de "procura-se". Semanas atrás um jornalista procurou este repórter para informar que conhecia a verdadeira identidade do difamador, deu o nome, descreveu circunstâncias em que estiveram juntos e indicou outras pessoas que poderiam confirmar suas afirmações.


     Na semana passada uma jornalista que não tem ligação com o primeiro informante procurou este repórter e descreveu os mesmos fatos, sabia quem era o falso Ricardo Schnuffler, porque trabalhou ao lado de uma pessoa que usava este pseudônimo, para fazer em Itajaí, o que continuou fazendo aqui, difamar por interesses escusos, escondendo-se por trás de uma identidade falsa. Esta jornalista, Roberta Dietrich, foi ao cartório e declarou que “desta forma reafirmo que Rafael Weiss é a pessoa que usa o nome de Ricardo Schnuffler na internet para difamar pessoas em Balneário Camboriú e região”. Na mesma declaração a jornalista afirmou que “foi testemunha ocular” dos fatos, estava junto no mesmo ambiente de trabalho, quando Rafael usou a identidade falsa de Ricardo Schnuffler para postagens na internet. No documento firmado em cartório, Roberta incluiu uma troca de mensagens com Rafael onde reclamou de um comentário de Ricardo Schnuffler. Rafael respondeu “... já tomei providências com os responsáveis, a brincadeira deles acabou”.

    A resposta levanta a possibilidade de Rafael comandar outras pessoas (“tomei providências”) que também usavam o nome falso para difamar. Agora resta encaminhar todos os documentos e esta matéria às autoridades competentes, inclusive com cópia ao prefeito Dias que, imagina-se, não pactua com este tipo de comportamento.

L.A. deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Assessor de imprensa era falsário da internet": Senhor Sérgio,
Algumas perguntas elementares.
O rapaz era ligado ao Leonel Pavan? Fumava um baseado? Era esquizofrênico? Queria participar do Big Brother Brasil? Estava buscando seus 15 segundos de fama? É candidato ao Pulitzer Prize?
 

Um comentário:

  1. Pô! E o cara tinha de usar logo uma camisa com os Beatles estampada nela?

    Detalhes... Até!

    Abraço beatlemaníaco, como sempre!

    Olsen Jr.

    ResponderExcluir