sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Maricultura da UFSC lança dejetos na areia da praia da Ponta do Sambaqui

Do Sambaqui na Rede



    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) transformou parte da praça Macário da Rocha, na Ponta do Sambaqui, em Sambaqui, numa espécie de “pocilga”. A água usada na limpeza dos moluscos, de cor cinza, está sendo lançada na praia. Buracos feitos na areia recebem e encobrem os dejetos.

    As fotos que acompanham a matéria foram feitas na manhã desta sexta-feira (2.9). Dois funcionários da unidade de maricultura da UFSC receberam com agressividade e deboche o Portal de Notícias Daqui na Rede, proferindo ameaças e soltando piadinhas, como: “Pega essa tua máquina e... vai tirar fotos de paisagens”.

    Advertidos de que estavam contaminando a praia no ponto mais movimentado, ficaram mais nervosos ainda. “Desde quando água do mar contamina”, respondeu um deles com sarcasmo. O fato é a água escura escorre pela areia e deixa manchas de tonalidade cinza e, contaminada ou não, dão um péssimo aspecto ao local, como a própria estrutura da UFSC  ali existente para a limpeza dos moluscos.  


Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Maricultura da UFSC lança dejetos na areia da pra...": Já que o tema é poluição pela Maricultura, gostaria de aproveitar e denunciar a poluição deixada pelos Maricultores na Costeira de Zimbros. Uma breve caminhada pelos costões e praias "DA RESERVA" é suficiente para se encontrar pilhas e mais pilhas de resíduos plásticos de tambores, cordas e demais materiais utilizados para a Cultura em apreço. Não bastasse o lixo que vem de Florianópolis, do Rio Tijucas e de Gov.Celso Ramos quando do vento sul, ainda tem a porcariada jogada por quem mais deveria prezar pela limpeza do local. Dia desses, numa das prainhas, tinha tanto lixo que nao se via nem a areia, um verdadeiro crime ambiental. Pena eu não ter máquina pra registrar. Na próxima vez que for lá, vou levar uma câmera. Por favor, apresentem-se órgãos responsáveis.
Fica a denúncia e a minha indignação.

2 comentários:

  1. Já que o tema é poluição pela Maricultura, gostaria de aproveitar e denunciar a poluição deixada pelos Maricultores na Costeira de Zimbros. Uma breve caminhada pelos costões e praias "DA RESERVA" é suficiente para se encontrar pilhas e mais pilhas de resíduos plásticos de tambores, cordas e demais materiais utilizados para a Cultura em apreço. Não bastasse o lixo que vem de Florianópolis, do Rio Tijucas e de Gov.Celso Ramos quando do vento sul, ainda tem a porcariada jogada por quem mais deveria prezar pela limpeza do local. Dia desses, numa das prainhas, tinha tanto lixo que nao se via nem a areia, um verdadeiro crime ambiental. Pena eu não ter máquina pra registrar. Na próxima vez que for lá, vou levar uma câmera. Por favor, apresentem-se órgãos responsáveis.
    Fica a denúncia e a minha indignação.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia à todos.
    Eu sou uma das pessoas que aparecem nas fotos e venho aqui pedir o meu direito de resposta.
    Escrevi um comentário sobre a notícia no próprio blog Sambaqui na rede. Gostaria de pedir para os que se interessarem na verdadeira história olharem o comentário que fiz. Como o comentário passa pela aprovação, ou não, do proprietário do bolg, não tenho certeza que será publicado.
    Caso não seja publicado em uma semana venho aqui e dou minhas explicaões. Infelizmente não salvei o comentário que lá fiz para colocar aqui. Mas espero que o Celso tenha a dignidade de colocar.
    Abraços!

    ResponderExcluir