Interessantes as considerações que o jornalista Humberto Ungaretti faz para o Carlos Damião sobre o tal do WTTC. Vale a pena reproduzir:
Damião, não sei se é mídia mundial. O site é o da BBC Brasil, como bem notaste. Ocorre que o site da BBC original, o inglês, não reproduz a matéria. Uma procura pela sigla WTTC revela que a última matéria publicada lá sobre a organização data de 2005. O mais incrível é que nem o site do próprio WTTC (www.wttc.org) dá publicidade a Florianópolis ou Santa Catarina. A palavra Florianópolis aparece bem pequeninha quando se clica na seção de “eventos”. E é só. Nem uma fotinho e nem qualquer outra informação. Hoje, na seção de notícias, começaram a aparecer links para matérias escritas em português por um site nacional chamado www.mercadoeeventos.com.br. Ainda no Brasil, há hoje uma matéria sobre o assunto no portal UOL. O “gancho” é falta de saneamento em todo o Estado. Se a ideia era ganhar publicidade para o Estado, tem sido negativa. No mesmo dia em que inauguravam aqui o evento do milênio, o caderno de turismo de jornal O Estado de S. Paulo também o ignorava completamente. Uma pesquisa nos sites de jornais como o The Times, de Londres, mostra que a coisa não emplacou lá, igualmente. O mesmo se dá no site do jornal The New York Times. E, segundo gente que está trabalhando no evento, o número de participantes é 50% menor do que se esperava. Mas o dado não é oficial. Pode ser fofoca… O WTTC é uma entidade que reúne executivos de negócios do turismo, representantes de apenas 100 empresas do ramo. Aqui tem sido vendido como o organismo máximo do turismo mundial. Este é a Organização Mundial do Turismo – WTO, ligada à ONU. No site da WTO, da mesma forma, o tal do WTTC é completamente ignorado. Trata-se do engodo do milênio, em que Santa Catarina gasta dinheiro público para organizar um evento da iniciativa privada. Excelente negócio para eles, que encontraram aqui gente otária o suficiente para lhes pagar a festa.
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