segunda-feira, 29 de junho de 2009

Peronista derrota peronista

A dinastia Kirchner sofreu uma forte derrota nas eleições parlamentares argentinas. Com a vitória de oposicionistas Cristina Kirchner e seu governo perderam a maioria que mantinham no Congresso. A vitória do milionário Francisco de Narvaéz, peronista dissidente, sobre Nestor Kirchner foi um duro golpe no governo e um mau prenúncio para as eleições presidencias de 2011.
Foto do uruguaio Alfonso Abraham com quem trabalhamos durante a semana das eleições

Estive presente na primeira eleição livre na América do Sul pós ditaduras, na Argentina em 1986. Vitória do "radical" Raúl Alfonsin da União Cívica Radical. O que mais me impressionou no período em que estive em Buenos Aires foi a quantidade de grupelhos ideológicos dentro do Partido Justicialista (Peronistas).
Nos dias que antecederam as eleições era impressionante os desfiles de pequenos grupos peronistas pela rua, colando propaganda nas paredes, distribuindo santinhos e agitando bandeiras.
Os que mais me impressionaram pela radicalidade foram os da Juventude Peronista (
montoneros) e os grupelhos de direita com camisas e bermudas caqui ou cinzas com braceletes e cacetetes ameaçadores nas mãos.
Fizeram tanta merda, na época, que acabaram liquidando com o candidato peronista Ítalo Luder que ainda no sábado anterior era tido como o favorito para a presidência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário