quarta-feira, 1 de julho de 2009

Morre o jornalista Osmar Trindade

Rafael Guimaraens, Elmar Bones da Costa (Bicudo), Rosvita Sauerssig e Osmar Trindade do Coojornal presos pela ditadura

Morreu ontem à noite em Porto Alegre o jornalista Osmar Béssio Trindade. Conhecido nacionalmente por sua atuação como jornalista íntegro e batalhador dos direitos humanos, Trindade foi o fundador da Cooperativa dos Jornalistas do Rio Grande do Sul e do Coojornal, um dos poucos jornais do país que fazia frente à ditadura militar na época
.
Tive a oportunidade de conhecer Osmar Trindade, anos 80, no período que exercia a presidência da Cooperativa e a direção do Coojornal. Trindade foi muito importante para a sobrevivência do Jornal Afinal, mensal anarco/porno/político que mantínhamos em Florianópolis nos anos 80. Proibidos de imprimir em Santa Catarina recorremos ao Coojornal em Porto Alegre, onde recebemos toda guarida.
Natural de Santana do Livramento, fronteira com o Uruguai, Trindade destacou-se como editor de Polícia no histórico jornal Folha da Manhã em Porto Alegre, onde imprimiu uma linha editorial de respeito aos direitos humanos e de combate ao regime autoritário de então. Com o fechamento da Folha pela repressão, Trindade, sem espaço profissional, funda com outros colegas a Cooperativa dos Jornalistas do RS e o Coojornal que logo ficaria conhecido nacionalmente pelo seu durio combate aos milicos de plantão denunciando torturas e desaparecimento de políticos.
Em 1980, acudsado de divulgar documentos secretos do Exército, Trindade foi presojuntamente com os jornalistas Rafael Guimaraens, osvita Sauressing e Elmar Bones, o querido amigo Bicudo. Ao ser libertado escolheu o exílio na África, Moçambique, onde trabalhou por 15 anos como assessor técnico da Unicef.
Últimamente discutia com um grupo de jornalistas a criação de um novo jornal em Brasília. Internado no dia 24 de maio no Hospital Regional Asa Norte, Trindade foi transferido no sábado passado, dia 27 para Porto Alegre em estado grave.
A informação da morte de Trindade me foi passada pelo jornalista Luiz Gonçalves Fonseca, o Chuvico, assessor do senador Pedro Simon. Aí uma curiosa coincidência. Chuvisco teve Trindade como o seu primeiro chefe na Folha da Manhã em Porto Alegre no dia 1 de julho de 1974 há exatamente 35 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário