terça-feira, 27 de abril de 2010

BARBARO


Acabei de chegar no La Cigale, pub ao lado do Hotel Fertilia, aqui na 25 de Mayo. Já falei do pub. Foi onde encontrei o precurssor do rockabilly na Argentina, Flávio Casa Nova.
Como o hotel não tinha cerveja saí na buscae dar uma banda por Buenos Aires. Gosto de caminhar pelas cidades à noite.
Andei pelo calçadão da Reconquista, encontrei o Iraqui, o Milton (acho que o único negro no centro de BA, a cara do Milton Nascimento) e o Marcelo que cuida da porta do dancing Black White. Todos conhecidos de noites anteriores.
Ao dobrar a primeira esquina tive uma agradável surpresa: encontrei o Bárbaro o Bar O Bar.

Estive lá em 1983 quando vim a Buenos Aires cobrir a primeira eleição livre na América Latina depois da onda de ditaduras militares. Foi quando Raúl Alfonsin foi eleito presidente derrotando o peronista Ítalo Luder.
O bar continua igual. Fundado em 1969 pelo artista plástico Luis Felipe Noé integrante do movimento cultural conhecido como Nueva Figuración que se caracterizava por atitudes sem preconceitos em relação a criação artística.
Dentro desta concepção de vanguarda surgiu o Bárbaro o Bar O Bar considerado o primeiro pub de Buenos Aires.

Tomei uma taça de vinho e voltei à rua. Temperatura amena, noite agradável com pouca gente circulando. A caminho do La Cigale fui interpelado por um cara que estava juntando papelão na rua e me pediu uma moeda.

-Sos brasileño

Me perguntou. Respondi em espanhol que não, que era uruguaio. Perguntei de onde ele era. Disse que Santa Catrina, Florianópolis. Pode?
Falou que era artista de rua, caminhava sobre cacos de vidros e se apresentva na Calle Florida até ser preso pela polícia. Tomaram tudo que ele tinha, que não devia ser muito, e agora estava dormindo na rua. Na verdade era de Canoinhas, morava em Florianópolis e estava tentando a vida em Buenos Aires.
Me disse que tinha um monte de argentinos se apresentando nas sinaleiras de Florianópolis e achou que o espaço "artístico" aqui estava livre. Se ferrou.

Lhe dei todas as moedas que tinha e lhe pedi um favor. Chamar um simpático cachorro que há quatro quadras me acompanhava a uma respeitável distância de dois metros. O animalzinho rapidamente tendeu o convite e fiquei acompanhando os dois com o olhar até desaparecerem na primeira esquina.

Bem, estou aqui no La Cigale, vazio agora, onde tomei dois chopp quentes e esses putos não aceitam cruzado.
Boa noite a todos.

Um comentário:

  1. CANGA
    CONHEÇO ESSE BAR ¨BARBARO¨, SÓ NÃO SABIA QUE ELE TINHA ESTA IDADE.
    ENQUANTO ISSO AQUI EM FLORIPA. QUANTOS BARES JA ABRIU E JA FECHOU...MOTIVO GANANCIA DE SEU PROPRIETARIOS
    PAULO DUTRA

    ResponderExcluir