segunda-feira, 5 de abril de 2010

NÃO SE FAZEM MAIS ATEUS COMO ANTIGAMENTE

Por Janer Cristaldo

O instituto Datafolha andou importando para o Brasil uma questão muito ianque, a oposição entre ciência e fé, a partir das concepções bíblicas e darwinistas de criação. Segundo a pesquisa, a maioria dos brasileiros – 59% – acredita tanto em Deus como em Darwin. Isto é, que o ser humano é o resultado de milhões de anos de evolução, mas em processo guiado por um ente supremo. Só 8% aceitam a idéia de uma evolução sem interferência divina. Foram ouvidas 4.158 pessoas com mais de 16 anos.

O que não foi perguntado é se quantas dessas pessoas algum dia leu a Bíblia ou Darwin. Conhecendo os bois com que lavro, não me espantaria que a resposta a esta pergunta – tanto para Darwin como para a Bíblia – fosse exatamente zero. Seja como for, nunca entendi porque opor o naturalista britânico a um livro religioso. Fé e ciência são categorias distintas. É algo como comparar laranjas com triângulos. Nenhum crente aceita os dados da razão. As tentativas neste sentido, tipo E a Bíblia tinha razão, são ridículas. Por outro lado, um homem racional não pode aceitar os dados da Revelação. Água e azeite. Leia mais. Beba na fonte.

PAULÃO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "NÃO SE FAZEM MAIS ATEUS COMO ANTIGAMENTE": Bobagem. A fé é incondicional e não precisa de prova. BUT, diálogo entre fé e ciência assusta muito mais aos cientistas (especialmente, os de araque e aos papagaios de don brown) do que aos que crêem. Aliás, contrastar religião com teologia ensinada às crianças de 8 ou 9 anos é de uma honestidade intelectual reveladora. Uma boa leitura, se o amigo Canga permite indicar, é encontrada na coleção lançada pela editora franco-belga ALICE ÉDITIONS com entrevistas feitas por Edmond Blattchen com cientistas (laureados, Nobel inclusive)e crentes de outros credos, em português denominada NOMES DOS DEUSES. Esclarece (alumeia) um pouquinho aqueles que parecem temer uma simples Possibilidade, algo que seria bastante natural a qualquer cientista mirim brincando com especiarias caseiras e um tubo de ensaio num fogão à lenha.

2 comentários:

  1. Realmente um coisa não tem nada a ver com a outra, mas,a maioria dos religiosos, entendem que aceitar a teoria da evolução tira os poderes do Deus no qual acreditam.

    ResponderExcluir
  2. Bobagem. A fé é incondicional e não precisa de prova. BUT, diálogo entre fé e ciência assusta muito mais aos cientistas (especialmente, os de araque e aos papagaios de don brown) do que aos que crêem. Aliás, contrastar religião com teologia ensinada às crianças de 8 ou 9 anos é de uma honestidade intelectual reveladora. Uma boa leitura, se o amigo Canga permite indicar, é encontrada na coleção lançada pela editora franco-belga ALICE ÉDITIONS com entrevistas feitas por Edmond Blattchen com cientistas (laureados, Nobel inclusive)e crentes de outros credos, em português denominada NOMES DOS DEUSES. Esclarece (alumeia) um pouquinho aqueles que parecem temer uma simples Possibilidade, algo que seria bastante natural a qualquer cientista mirim brincando com especiarias caseiras e um tubo de ensaio num fogão à lenha. PAULÃO

    ResponderExcluir