terça-feira, 6 de abril de 2010

Estaleiro em Biguaçu pode causar desastre ecológico na região


O Ministério Público Federal (MPF) recebeu o parecer técnico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que aponta uma série de dúvidas sobre a viabilidade da implantação do Estaleiro OSX, do empresário Eike Batista, em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Por isso, o MPF não descarta a possibilidade de mover uma ação civil pública para embargar o empreendimento.
O MPF deu prazo de cinco dias para a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), que está analisando o Estudo de Impacto Ambiental — Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA-Rima), pronunciar-se sobre as principais questões. Leia matéria completa. Beba na fonte.

PAULÃO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Estaleiro em Biguaçu pode causar desastre ecológic...": Aliás, são dois grandes rolos ambientais que merecem estar (pra nossa sorte) sob as lupas do MPF e da PF: esse empreendimento de Biguaçu (balão de ensaio pro tal grupo espanhol) e o da Gerdau na Gambôa/Paulo Lopes precedido por um 'monumental' estudo elaborado (muito bem, por sinal) e pelo intragável Código Ambiental Catarinense, a mais nefasta produção intestina de LHS.

Paulão deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Estaleiro em Biguaçu pode causar desastre ecológic...": O Eike contrata a banca do Ze Dirceu, coordenador da campanha da Dilma, e o Chico Mendes muda já já de opinião. INFELIZMENTE. Pior, há um crime contra a história: ao menos dois quilombos ficavam naquela região, e um deles PRECISAMENTE ali! Paulão

4 comentários:

  1. O Eike contrata a banca do Ze Dirceu, coordenador da campanha da Dilma, e o Chico Mendes muda já já de opinião. INFELIZMENTE. Pior, há um crime contra a história: ao menos dois quilombos ficavam naquela região, e um deles PRECISAMENTE ali! Paulão

    ResponderExcluir
  2. Aliás, são dois grandes rolos ambientais que merecem estar (pra nossa sorte) sob as lupas do MPF e da PF: esse empreendimento de Biguaçu (balão de ensaio pro tal grupo espanhol) e o da Gerdau na Gambôa/Paulo Lopes precedido por um 'monumental' estudo elaborado (muito bem, por sinal) e pelo intragável Código Ambiental Catarinense, a mais nefasta produção intestina de LHS. PAULÃO

    ResponderExcluir
  3. Conforme li no DC de 10/04/2010, o impacto ambiental na região será devastador. Áqueles que serão atingidos diretamente pelo desequilibrio ambietal não vão se mobilizar para impedir que esta organização se intale por aqui ? Universidade Federal, orgãos de proteção ambiemtal, entidades representativas do turismo e outras tantas mais envolvidas se renderão ao poder bilionário do senhor Eike Batista ? Os Ministérios Público Estadual e Federal nada farão para impedir esta tragédia ? Que ambição é esta do senhor Eike Batista, bilionário,que deixará um número sem fim de pescadores sem atividade, justificando que o empreendimento gerará em torno de 5.000 empregos ? Pode até gerar estes empregos, mas como ficará a situação daqueles nativos, pescadores sem sua principal atividade ? Sugiro um ótimo local para o senhor Eike Batista ancorar os seus "barquinhos": Na Islandia, ao lado do vulcão que está em erupção.

    ResponderExcluir
  4. Sou totalmente contra a esse projeto ganancioso e sem escrupulos. E fico muito irritado lendo na imprensa que o projeto vai trazer mil e um benefícios.
    Não vejo benefício nehum em um empreendimento que vai gerar um grando passivo ambiental, desta forma o preço a se pagar com a destruição da natureza não compensa o investimento.

    ResponderExcluir