segunda-feira, 19 de julho de 2010

Reconstrução do Bar do Chico


Parte do artigo de Elaine Tavares da Rádio Campeche:

"O que aconteceu nesta sexta-feira no Campeche não é nada de novo. É o estado e a justiça, instrumentos de uma classe, usando seu poder sobre quem lhes incomoda. A prefeitura, incomodada com os entraves ao plano diretor que o Campeche sempre põe, quis dar uma lição às gentes. Um cala a boca. Não vai conseguir. O povo do Campeche quer seu espaço de volta e vai reerguê-lo com as próprias mãos, a menos que cada casa, cada hotel, cada condomínio, cada espaço privado seja também demolido. Se não for assim, o Bar do Chico vai viver outra vez. Ah, vai… E o primeiro momento de reconstrução acontece neste sábado, dia 24, a partir das três horas da tarde. O Campeche estáconvidando toda a cidade para vir ajudar. Aqui não vai acontecer como no poema, no qual eles vem, pisam o nosso jardim e ninguém diz nada. Aqui, quando alguém pisa no jardim do vizinho, as gentes se levantam. Hoje pisaram no jardim do Campeche. Pois vão conhecer a força do povo!"

Elaine Tavares, jornalista (www.radiocampeche.com.br)
Artigo completo aqui. Na fonte.

L.A.
deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Reconstrução do Bar do Chico":
Infelizmente aqui em nossa Cidade não haverá justiça por parte da PMF/FLORAM, enquanto os fiscais de meio ambiente não forem concursados, pois hoje os 40 fiscais de meio ambiente da FLORAM foram nomeados para atuar como fiscais pelo Prefeito Dário Berger. Você acha que um fiscal nomeado vai fiscalizar o que? Somente aquilo que o Prefeito e o Gerson Basso determinam. Se notificarem uma obra irregular de um protegido do prefeito correm o risco de serem exonerados e então perdem a pomposa gratificação. Como são servidores públicos com baixa formação acadêmica, a maioria eram motoristas, calceteiros, guardador de carros, enfim, vão fazer somente o que o chefe manda a fim de garantir a gratificação a mais no salário.

O fiscal M.F. (um dos nomeados para fiscal pelo prefeito) que coordenou a demolição do Bar do Chico em APP, disse que só estava cumprindo uma determinação judicial. Então está certo. Decisão judicial não se discute, se cumpre. Contudo, cabe ressaltar que para se ter uma ação judicial contra uma obra irregular há que se ter primeiramente a atuação dos fiscais da FLORAM através da autuação da obra, depois a vontade política do órgão FLORAM/PMF em instaurar um processo administrativo e posterior um processo judicial para poder demolir a obra irregular. Hora, então para o Bar do Chico tudo isso foi feito. Mas pergunto: por que então que não temos mais ações judiciais determinando a demolição de tantas outras obras irregulares em APPs em nossa Cidade? É só andarmos por aí, principalmente a orla da Lagoa da Conceição, orla das inúmeras praias e verificarmos as inúmeras casas e bares igualmente em APP como o Bar do Chico. Por que os fiscais não notificaram essas outras tantas obras tbém? Simplesmente porque não há vontade política que isso aconteça e ai do fiscal que resolver desobedecer o patrão. Por isso que os fiscais deveriam ser concursados, aí teriam a segurança de notificar corretamente e não perderiam o cargo.

Um exemplo claro da conivência do Poder Público com obras irregulares na Capital e de pessoas da classe média e alta, é o exemplo da Praia da Armação. A prefeitura preferiu proteger as casas construídas de forma irregular e clandestina construindo um muro com o dinheiro público. Isso é o maior exemplo de que a prefeitura age como empresa privada em prol de seus interesses e não da sociedade. Gostaria de ver apenas um Alvará de Construção daquelas casas que estão sendo protegidas por aquela muralha da impunidade. E as casas que estão em risco tbém ao longo da Praia do Campeche? A Prefeitura vai construir um muro da impunidade tbém ou vai deixar cair porque são de pessoas mais simples e que não fazem parte do Time do Prefeito como o Seu Chico?

Um comentário:

  1. Caraca, mas como é que pode existir fiscal de meio ambiente sem formação técnica e não concursado? Simplesmente nomeado pelo Prefeito Itinerante? Onde está o Ministério Público da Moralidade? Isso é ilegal e imoral.

    ResponderExcluir