quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Peregrinos do Absoluto– Minhas memórias dos outros

paulo    Peregrinos do Absoluto lança um olhar leigo sobre as transformações da Igreja Católica nos últimos 50 anos

    No cinquentenário do Concílio Vaticano II, o escritor Paulo Leonardo Medeiros Vieira revivifica atores com quem compartilhou o surgimento de uma “nova” Igreja, menos fechada em si mesma e mais próxima do povo

    O escritor catarinense Paulo Leonardo Medeiros Vieira lança dia 18 de novembro (quarta-feira), às 20h, nas Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping, em Florianópolis, o livro Peregrinos do Absoluto – Minhas memórias dos outros, um inédito testemunho de um leigo sobre as mudanças havidas na igreja católica desde o Concílio Vaticano II, convocado em 1962 pelo papa João XXIII e encerrado em 1965 já no papado de Paulo VI.

   No cinquentenário do Concílio e das conferências episcopais pós-conciliares de Medellín, Puebla e Santo Domingo, Paulo Leonardo Medeiros Vieira revivifica atores com quem compartilhou o período dessa “nova” Igreja agora então identificada como Povo de Deus.

   Peregrinos do Absoluto resgata a criação do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), com a direção do padre Paulo Bratti, e relembra a participação do autor, advogado tarimbado, durante os anos de chumbo, à frente da Comissão Justiça e Paz do Brasil/SC e seu papel na Comissão de Direitos Humanos da OAB/SC e na implantação dos movimentos de Renovação Carismática Católica e de Cursilhos de Cristandade.

   Na tecitura dos relatos, o autor revela de maneira sutil as forças e contra forças em ação no âmago da Igreja Católica, o contraste entre correntes ultra-conservadoras que não viram o Concílio com entusiasmo e aqueles que queriam um pastorado mais próximo do povo. Expõe a relação entre a ditadura militar e o assassinato de Dom Oscar Romero, as campanhas contra a Igreja e as agreções sofridas por Dom Helder Câmara, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Tomás Balduíno e outros bispos e padres; revive o clima que levou agentes de pastoral à prisão, à tortura e à morte, como no atentado contra Dom Pedro Casaldáliga e o episódio que culminou na morte do padre João Maria Penido Bournier.

SOBRE O AUTOR

   Professor do curso de Direito da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), do qual foi coordenador na década de 80, Paulo Leonardo Medeiros Vieira é advogado militante, foi procurador-geral do Estado, secretário de Estado da Administração, juiz do TRE/SC, dentre outros cargos. Foi presidente da Comissão Justiça e Paz de Santa Catarina, membro da Comissão Justiça e Paz do Brasil, presidente da Comissão de Direitos Humanos e conselheiro da OAB/SC. Tem artigos e ensaios publicados em revistas e jornais do Brasil e do exterior, como L’Osservatore Romano. É membro da Academia Catarinense de Filosofia.

OUTRAS OBRAS

   Medeiros Vieira já publicou Versão Provisória da Lenda do Santinho; Desencontro; A Fé de Pedro e a Ciência de Tomé; Borges um Giróvago; Deus no Banco dos Réus – Uma resposta da Ciência ao Ateísmo Militante; O Mundo num Ponto Luminoso e Malakim – Os Anjos na Era da Informática. Sete livros com reverenciada aceitação do público e da crítica. Participou da Segunda Bienal Borges/Kafka e da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires de 2010; publicou “Nove ensaios dantescos em J.L.Borges” em Um Guia Borgiano para a Divina Comédia (Duetto/Ediouro).

EDITORA 2X4

A obra marca a estreia da editora Dois Por Quatro, de Florianópolis, no mercado catarinense. “É sem dúvida um privilégio poder contar com a confiança, a experiência e sobretudo a generosidade de um autor como Paulo Leonardo Medeiros Vieira”, diz Maria Cecilia Pilati, editora .  “Apostar no livro é cada vez mais uma aventura. Há muitas incertezas, mas acreditamos que ler ainda é um dos maiores prazeres, seja no papel ou na tela de um computador”.

Contatos com o autor: telefones (48) 3222-5717 e (48) 9127-0721 Email: paulolmedeirosvieira@gmail.com

clip_image002

 

Dois Por Quatro Editora - doisporquatroeditora@gmail.com - Florianópolis-SC Jornalista Responsável: Valmor Fritsche (Reg. Prof. SC-277-JP - 48 3371-8222 - 48 8409-8222

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Canga, obrigado pela divulgação com generoso destaque nesse seletivo espaço. Fica o convite aos amigos não alcançados por meio digital ou pelas canelas dos correios. Abraço, Paulão