sábado, 3 de julho de 2010

Bobagens jornalísticas

O amigo jornalista e blogueiro Carlos Damião perdeu a oportunidade de ficar de boca fechada.
Em resposta a comentário de leitor do blog De Olho na Capital sobre a demora da mídia tradicional em noticiar o caso do estupro envolvendo filho de um diretor da RBS, Damião foi pouco consistente ao defender a empresa onde trabalha.

Aliás, consistência nehuma. O argumento de que "a história só veio a público, na RIC-Record, porque a Secretaria de Segurança admitiu divulgar parcialmente o registro (BO), como manda o Estatuto. A RIC só colocou a matéria no ar porque uma autoridade (delegado) admitiu a existência do crime sexual" é totalmente furada.
Basta assistir o Hélio Costa no Jornal do Meio Dia de Ric/Record para perceber que o Damião está falando de outra empresa menos da RIC.

Mas uma coisa que me intrigou no desdobre foi a frase: "Blogs jornalísticos, como o meu e o seu (do Cesar Valente), só abordaram o caso depois que houve a divulgação oficial da história".

O que é um blog jornalístico Damião? O Tijoladas do Mosquito e o Cangablog não são blogs jornalísticos? Só porque denunciaram o estupro antes de qualquer outro meio de comunicação quando todos já sabiam do crime e calaram?

Desde quando praticar jornalismo é esperar a "divulgação oficial da história" ?
Quem espera a versão oficial é assessor de imprensa ou jornalista chapa branca.

Damião, com as novas mídias surgiu também um novo jornalismo. Mais rápido e as vezes até irresponsável mas jornalismo. Tem a informação e coloca na parada. Um jornalismo independente que não tem obrigações com patrões que dominam a informação e a usam conforme os seus interesses.

Sem as denúncias dos blogs vários crimes passariam batidos em Florianópolis. Lembram do caso da Árvore de Natal? Do golpe do show do Boceli? A imprensa tradicional está a reboque dos blogs e continua a reboque neste caso do estupro. Só deu porque foi denunciado e replicado por vários blogs no país.

No caso do Mosquito, o primeiro a denunciar o caso do estupro, a coisa ainda é mais surpreendente. O Tijoladas do Mosquito chegou a mais de 69 mil acessos em poucas horas. Derrubou um servidor no Canadá por excesso de tráfego. Já foi entrevistado por vários orgãos de imprensa e até pela TV Record para o programa Domingo Espetacular apresentado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim.

Deveria estar o Mosquito preocupado em ser um blog jornalístico? O que é afinal um blog jornalístico? Aquele que só dá informação oficial?

Quando escreves que "Blogs jornalísticos, como o meu e o seu (do Cesar Valente), só abordaram o caso depois que houve a divulgação oficial da história" não estas sendo jornalístico na informação. O Cesar Valente na verdade não abordou o caso quando este já rolava solto na internet.
Se abordou foi de forma transversa e extremamente sutil no artigo Reflexões sobre linchamentos em praça pública. Quando deu a notícia na verdade reproduziu o que Ric/Record deu no seu jornal da noite.

Poderias passar sem essa Damião.

Cesar Valente deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Bobagens jornalísticas":
Ó, quem disse que meu blog era "jornalístico" foi o Damião :-)
Eu sempre disse que o meu blog é de opinião (tá até no expediente do blog, desde que foi criado). O fato de ser feito por um jornalista, como sabes, não quer dizer muita coisa.

Luiz Fernando deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Bobagens jornalísticas": Olha Canga,vou te dizer uma coisa: nao quero aqui agredir ninguem, mas até hj eu ERA leitor do Damiao e do Valente(?) e assistia ao Helio Costa.Porem, pela cobertura que eles (nao)estao fazendo desse crime bárbaro, tenho certeza de que estao esperando um convite p/ trabalhar na RBS.Com certeza é isso. Anota aí, registra, guarda e depois me cobra.Se nao fosse vc, o mosquito(principalmente) e o Meira, nao teria acontecido absolutamente NADA.

L.A. deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Bobagens jornalísticas": O que + me espantou foi o Damião seguir a linha do Hélio Costa. Tipo assim: olha, nós estamos acompanhando este caso,mas não podemos nos manifestar. Qué isso? E desde quando jornalismo é fazer acompanhamento de casos? PArece até que jornalista é garota de programa (com todo respeito). Soube da notícia, divulga, porra. E prá terminar de vez. O Damião perdeu uma excelente oportunidade de ficar com a boca fechada. MOsquito, em primeiro, e o Canga logo em seguida furaram a "grande mídia", se é que ela existe... Abs do Dunga e do Felipe Mello

Alexandre Carlos Aguiar deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Bobagens jornalísticas": Talvez ele esqueça que jornalismo é diferente de fofoca. O que as pessoas na cidade querem é que se faça jornalismo, bom jornalismo, e não um convescote corporativista como que estamos presenciando. Mandei uma carta ao Cacau e ao Prates, tidos como os articulistas mais lidos na cidade, para que eles analisassem de forma "jornalística" o caso do filho do patrão. O Cacau por falar da vida de todo mundo e o Prates pela sua sanha moralista. Nada. Não se vê nada.
A rede gaucha de entreteniumentos prefere tratar o caso como um deslize de adolescentes.

8 comentários:

  1. O Damião deu uma bola fora em tempos de Copa!Eu hem??Parece despeito dos colegas!
    Quer ter liberdade? Seja seu próprio patrão!!

    ResponderExcluir
  2. Não esquenta Canga! Esse blog do Damião é de uma rasgação de seda tremenda, das "otoridades".
    Esteve quase seis meses "congelado", quase ninguém lê pois as "notinhas" são sempre requentadas.
    Blogs jornalistícos na verdade são o Tijoladas o CangaBlog.
    O Damião ninguem lê!

    ResponderExcluir
  3. Canga sempre repito onde vou o que me disse o professor de jornalismo da UFSc e meu amigo Hélio Shuch. Quando esses caras vem falar em ética comigo, mando tomar no c...

    Jornalistas bunda moles é o que são, loucos por empreguinho na RBS. Parabéns pela análise.

    Musca

    ResponderExcluir
  4. Talvez ele esqueça que jornalismo é diferente de fofoca. O que as pessoas na cidade querem é que se faça jornalismo, bom jornalismo, e não um convescote corporativista como que estamos presenciando. Mandei uma carta ao Cacau e ao Prates, tidos como os articulistas mais lidos na cidade, para que eles analisassem de forma "jornalística" o caso do filho do patrão. O Cacau por falar da vida de todo mundo e o Prates pela sua sanha moralista. Nada. Não se vê nada.
    A rede gaucha de entreteniumentos prefere tratar o caso como um deslize de adolescentes.

    ResponderExcluir
  5. O que + me espantou foi o Damião seguir a linha do Hélio Costa. Tipo assim: olha, nós estamos acompanhando este caso,mas não podemos nos manifestar. Qué isso? E desde quando jornalismo é fazer acompanhamento de casos? PArece até que jornalista é garota de programa (com todo respeito). Soube da notícia, divulga, porra. E prá terminar de vez. O Damião perdeu uma excelente oportunidade de ficar com a boca fechada. MOsquito, em primeiro, e o Canga logo em seguida furaram a "grande mídia", se é que ela existe... Abs do Dunga e do Felipe Mello

    ResponderExcluir
  6. Olha Canga,vou te dizer uma coisa: nao quero aqui agredir ninguem, mas até hj eu ERA leitor do Damiao e do Valente(?) e assistia ao Helio Costa.Porem, pela cobertura que eles (nao)estao fazendo desse crime bárbaro, tenho certeza de que estao esperando um convite p/ trabalhar na RBS.Com certeza é isso. Anota aí, registra, guarda e depois me cobra.Se nao fosse vc, o mosquito(principalmente) e o Meira, nao teria acontecido absolutamente NADA.

    ResponderExcluir
  7. Ó, quem disse que meu blog era "jornalístico" foi o Damião :-)
    Eu sempre disse que o meu blog é de opinião (tá até no expediente do blog, desde que foi criado). O fato de ser feito por um jornalista, como sabes, não quer dizer muita coisa.

    ResponderExcluir
  8. JORNALISMO = Divulgar notícias (fatos)
    FOFOCA (BLOGS) = Espalhar opiniões pessoais, muitas vezes convenientes ao autor, sem força factual.
    Antigamente se dizia: "Ah, o papel aceita tudo". Hoje em dia, a modernidade forçou uma atualização dessa frase: "Blog aceita tudo". Não há como negar essa verdade. Ficou muito fácil divagar em torno de sensacionalismo, ao invés de se preocupar com o que realmente é fato. E o que realmente é fato? "Alguém me disse", "ouvi falar", "soube por fonte segura"... Pra alguns isso é jornalismo! Fazer o quê. Cada um com seus conceitos.

    ResponderExcluir