segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A fuga Del Tribilin

Tribilin é como se chama o Pateta, personagem de Walt Disney, no Uruguai. Minha filha menor tinha uma coleção de Patetas. De pano, de plástico, de borracha, pequenos, médios e grandes. Certa vez, de passeio pela fronteira, estava no free shop de Riveira, no Uruguai, e encontrei um Pateta de pano que se chamava El Tribilin.
O presente foi um sucesso. O Tribilin foi imediatamente aceito e, daquele dia em diante, todos os outros Patetas viraram Tribilin.
Os anos passaram, minha filha cresceu, e o personagem deixou de fazer parte da sua vida. Alguns estragaram, ficaram velhos e foram jogados fora. Outros tiveram destino mais nobre e foram doados para crianças no Natal.
El Tribilin, no entanto, resistiu esses anos todos. O seu destino não havia sido dos melhores: foi trancado em uma caixa, com outros brinquedos, em um canto da dispensa.
Sábado passado estava fazendo o churrasco de costume quando olho para a cerca que divide o nosso páteo do outro terreno e tive uma surpresa: El Tribilin!!!!
O intrépido personagem, há muito desaparecido, surge na minha frente em posição de fuga. Parecia que tentava pular a cerca. Fiquei pensando nos anos em que ficou esquecido e preso dentro de uma caixa. Senti dó !
Me aproximei. Peguei-o carinhosamente. Logo senti o perfume do amaciante. El Tribilin havia sido reabilitado. Foi lavado e estava secando na cerca.
Achei que íamos perdê-lo! Por pouco!

 Lilli deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A fuga Del Tribilin":Testemunha ocular desta tentativa de fuga do Tribilin que em tempo foi resgatado! Creio que não tentará novamente pois em breve a Luisa fará sua alegria e de todos nós nesta casa.
Lili


Eloy Figueiredo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A fuga Del Tribilin": Amigo Canga.
Todas as vezes que leio tuas crônicas é que vejo que sou só um bom vendedor e nunca vou ser um escritor como tu és! Parabéns!
Eloy


Duda Hamilton mto boa a crônica A fuga del Tribilin. ele deve ter sido comprado na Casa America, em Rivera. beijos

Cecilia Da Luz Ribeiro Adorei a crônica, bem nostálgica e muito real. Com certeza não existe criança que não tenha tido um Tribilin... meu filho mais novo tinha um ursinho que ganhou ao nascer que tenho até hoje guardado, bem surradinho... mas esse ursinho querido tem uma história linda e, por isso, há 31 anos nos acompanha... Abração pra ti Canga

Rosângela Wanderley deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A fuga Del Tribilin":
kkk...adoreiiiiii...nossa, fiquei com muita saudade do pateta de umas das minhas filha, ele tinha até uma máquina fotográfica, parecia saído de um safari...onde ele anda?...nem sei...vou em busca, rsrs...me deu muita muita saudade...será dele, ou das meninas enquanto crianças???...pura nostalgia!!!!!! 

Nei Duclós deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A fuga Del Tribilin": Maravilha esta "A fuga del Tribilin". Chama-se crônica, no seu esplendor clássico. Um gênero literário brasileiro. De primeira.

Isadora Rubim deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A fuga Del Tribilin":  Luisa vai herdar o Tribi? Ou vocês vão doá-lo?
Canga: Acho que passar o Tribi para a Luisa seria uma excelente maneira de mantê-lo na família, né? 

2 comentários:

  1. Amigo Canga.

    Todas as vezes que leio tuas crônicas é que vejo que sou só um bom vendedor e nunca vou ser um escritor como tu és! Parabéns!

    Eloy

    ResponderExcluir
  2. Testemunha ocular desta tentativa de fuga do Tribilin que em tempo foi resgatado! Creio que não tentará novamente pois em breve a Luisa fará sua alegria e de todos nós nesta casa.
    Lili

    ResponderExcluir