sexta-feira, 13 de maio de 2011

O mandato, a sentença e o patrão...

Por Marcos Bayer

     No Brasil, como em outros países politicamente atrasados, o mandato, a sentença e o patrão, quase sempre trabalham juntos. E dizem representar o desejo da maioria. Do ponto de vista numérico, a quantidade de votos, sim. Noutros aspectos, não.

    Os que recebem mandatos eletivos enriquecem numa escala geométrica. Para cada quatro anos de representação, oito anos de fartura. Alguns ficam milionários na vida pública. E não me digam que é assim no mundo todo, porque não é. A corrupção é uma característica dos subdesenvolvidos.

    A sentença, até ser proferida, faz com que o processo percorra um longo caminho. Outra característica das sociedades atrasadas.

    Aqui no Brasil tentou-se o juizado de pequenas causas, não adiantou.

    Nos países politicamente desenvolvidos, a ação do judiciário é célere, a sentença é cumprida e, por causa disto, os cidadãos temem as leis.

    Por último, a tradicional imprensa. Quem já trabalhou em rádios, jornais e ou televisões, sabe que há um limite para a liberdade. Limite este que faz fronteira com os interesses do patrão.

    Pode-se falar sobre qualquer assunto, desde que não prejudique o caixa da empresa.

    E o que causa espanto, às vezes nojo, é a pantomima na troca de homenagens entre o político e o jornalista. Outra característica dos subdesenvolvidos...

    A tragédia brasileira, sem PT, com PT ou PSD, é que o caráter dos que lideram não muda. É uma conspiração permanente contra as instituições públicas que formam os alicerces para o desenvolvimento de qualquer sociedade...

    Há exceções, graças a Deus, que ainda contribuem para a formação dos mais novos.

    Sem elas, estaríamos cada vez mais longe da esperança.


J.P. deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O mandato, a sentença e o patrão...":Este comentário me trouxe lembranças da época em que eu fazia o extinto ginásio hoje conhecido como extensão do Ensino Fundamental, onde haviam aulas de E.M.C.(Educação Moral e Civismo), matéria importante para a formação da personalidade e da cidadania dos estudantes e, para variar, coisas que importam para a formação de boa índole e de principios da "SOCIEDADE BRASILEIRA" não importam aos agentes públicos e demais setores QUE POR SUA VEZ TAMBÉM CREIO NÃO TEREM ESUTDADO ESTA MATÉRIA EM SEU CURRÍCULO ESCOLAR e porai subentenderam que os estudantes de hoje também não necessitam, por isso o mesmo também foi extinto. Lamentável.
JEAN PIERRE
 Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O mandato, a sentença e o patrão...": Sidney, meu caro: A resposta está no corpo do texto. Claro que há corrupção no mundo, mas nos países desenvolvidos, e são desenvolvidos também por isto, há uma denúncia, uma investigação e uma punição. Então, o cidadão fica mais esperançoso e ou orgulhoso de seu país. Aqui, somos roubados na "lata", uns poucos enriquecem na atividade lúdica da corrupção e a maioria continua passiva e calada, esperando por um salvador... 


:D deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O mandato, a sentença e o patrão...":
Concordo contigo!
 
 
Sidney deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O mandato, a sentença e o patrão...": Não é verdade que só nos países subdesenvolvidos existe corrupção. Vejamos o caso da Itália de Besllusconi e os EUA, com a caso do vazamento de petróleo no golfo, causado por falta de fiscalização da agência de petróleo deles(a empresa não fazia manutenção preventiva). 

4 comentários:

  1. Não é verdade que só nos países subdesenvolvidos existe corrupção. Vejamos o caso da Itália de Besllusconi e os EUA, com a caso do vazamento de petróleo no golfo, causado por falta de fiscalização da agência de petróleo deles(a empresa não fazia manutenção preventiva).

    ResponderExcluir
  2. Sidney, meu caro: A resposta está no corpo do texto. Claro que há corrupção no mundo, mas nos países desenvolvidos, e são desenvolvidos também por isto, há uma denúncia, uma investigação e uma punição. Então, o cidadão fica mais esperançoso e ou orgulhoso de seu país. Aqui, somos roubados na "lata", uns poucos enriquecem na atividade lúdica da corrupção e a maioria continua passiva e calada, esperando por um salvador...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário me trouxe lembranças da época em que eu fazia o extinto ginásio hoje conhecido como extensão do Ensino Fundamental, onde haviam aulas de E.M.C.(Educação Moral e Civismo), matéria importante para a formação da personalidade e da cidadania dos estudantes e, para variar, coisas que importam para a formação de boa índole e de principios da "SOCIEDADE BRASILEIRA" não importam aos agentes públicos e demais setores QUE POR SUA VEZ TAMBÉM CREIO NÃO TEREM ESUTDADO ESTA MATÉRIA EM SEU CURRÍCULO ESCOLAR e porai subentenderam que os estudantes de hoje também não necessitam, por isso o mesmo também foi extinto. Lamentável.

    JEAN PIERRE

    ResponderExcluir