segunda-feira, 4 de julho de 2011

NÃO CONVIDO NINGUÉM PARA MINHAS CRENÇAS

Por Janer Cristaldo
 
    Abomino militantes, não importa a causa. Parto do princípio de que pessoas adultas são capazes de gerir suas vidas. Ou deveriam ser. Se há uma raça que não suporto, são os pregadores. Esta gente que quer arrebanhar adeptos para suas doutrinas. Tive muitos deles em torno a mim.

    Primeiro foram os padres católicos, que tentaram me fazer crer no absurdo. Não conseguiram. Quando terminei meu breve namoro com o cristianismo, surgiram os marxistas. Eu era a presa ideal. Se havia perdido a fé em Deus, estava pronto para acreditar na História. Ou pelo menos no que os marxistas concebem como História. Felizmente, eu já começara a ler filosofia e considerei o marxismo uma doutrina muito tosca.

    Minhas primeiras aulas de marxismo, eu as tive a partir de um livrinho de Georges Politzer, Curso de Filosofia - Princípios Fundamentais. Primeiras e primárias: sua argumentação simplória não me convencia. No entanto, este divulgador menor foi bastante significativo. Em sua tentativa de trocar em miúdos o marxismo para um público operário, Politzer despe a doutrina de sua retórica e a exibe em sua indigência. Mas não me espanta que boa parte dos marxistas contemporâneos tenha tido um passado católico. Perdida a fé no deus cristão, ineptos para enfrentar a intempérie metafísica, apoiam-se em outra crença, como quem pede muleta. 
Leia artigo completo. Beba na fonte.

Rodrigo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "NÃO CONVIDO NINGUÉM PARA MINHAS CRENÇAS": Um ateu que não é marxista!!!! MILAGRE... Desculpe Janer, não pude evitar a piada....  

Nenhum comentário:

Postar um comentário