sábado, 12 de fevereiro de 2011

A reinvenção do tango


Philippe Cohen Solal, Eduardo Makaroff e Chistoph Muller eram três dj’s. Um francês, um argentino e um suíço, respectivamente, que tinham em comum uma grande paixão: a cultura argentina e, em especial, o tango.
Em 1999 resolveram juntar-se em Paris e unir estas duas culturas tão distintas. A fusão entre o antigo e o contemporâneo, o tradicional tango e a moderna electrónica, deram origem aos Gotan Project. O nome, vem curiosamente da palavra tango, mas “al revés”, ou seja, escrita ao contrário.
Apenas um ano depois, é lançado Vuelvo Al Sur/ El Capitalismo Foraneo, o primeiro single. O grupo atinge a actual popularidade, logo em 2001, com o álbum de estreia La revancha del tango. Temas como “Santa Maria del Buen Ayre”(que faz parte da banda sonora do filme Shall we dance?), “Queremos Paz” , “Una música brutal” ou “ Last tango in Paris” (um cover do compositor Gato Barbieri para o filme de 1972 com o mesmo título) fazem parte do trabalho. O álbum foi vencedor do Prémio de Revelação dos World Music Awards da BBC em 2003. Do Obvious.

Nenhum comentário:

Postar um comentário