segunda-feira, 11 de abril de 2011

SERÁ A DEMOCRACIA PLANTINHA QUE SÓ VINGA QUANDO CHOVE?

Por Janer Cristaldo
Se você acha que islamismo ou marxismo são doutrinas que levam a ditaduras, está redondamente enganado. As ditaduras são provocadas por causa completamente distinta. Recente pesquisa indica que nos países onde as precipitações anuais têm menos de 50 centímetros predominam as ditaduras.

“Por que a Líbia está explodindo? Por que Iraque e Egito continuam não democráticos mesmo após muitos milênios? Por que houve poucos saques e tumultos no Japão após a tripla calamidade de tsunami, terremoto e acidente nuclear? Culpem a chuva. Ou melhor, a falta dela. Egito e Líbia fervem porque os níveis de precipitação por lá estão entre os mais baixos do mundo. O Japão recebeu chuva suficiente ao longo dos séculos para aprender a se governar”.

É o que afirmam os professores Stephen Haber, da Universidade Stanford, e Victor Menaldo, da Universidade de Washington. Em seu estudo, Haber e Menaldo classificam os países em três categorias: os que são persistentemente autoritários (Egito), os democráticos (Grã-Bretanha) e os que oscilam entre os dois. Em seguida, os autores classificaram os países por precipitação anual. Leia tudo. Beba na fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário