terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Presidência Vitalícia e o discurso bolivariano!

A origem da reeleição perpétua tão pregada por Hugo Chaves e tentada por Zelaya em Honduras tem origem no "Discurso al Congreso Constituyente de Bolivia", publicada em Lima em 25 de maio de 1826. Aqui Simon Bolivar apresenta a sua proposta de constituição. O discurso é uma gracinha. Serve hoje como base e inspiração para os candidatos a tiranetes latino americanos.

1. "O Presidente da República vem a ser, em nossa Constituição, como o sol que, firme em seu centro, dá vida ao Universo. Esta suprema Autoridade deve ser perpétua; porque nos sistemas sem hierarquias se necessita mais que em outros, um ponto fixo ao redor do qual girem os magistrados e os cidadãos: os homens e as coisas. Dá-me um ponto fixo, dizia um antigo; e moverei o mundo. Para Bolívia este ponto é o Presidente vitalício."

2. "O Presidente da República nomeia o Vice-Presidente para que administre o estado e o suceda no mando. Por esta providência, se evitam eleições, que produzem o grande azote das repúblicas, a anarquia, que é o luxo da tirania, e o perigo mais imediato e mais terrível dos governos populares. É desse modo que sucede nos reinos legítimos, a tremenda crise das repúblicas. O Vice-Presidente deve ser o homem mais puro: a razão é, que se o presidente não elege um cidadão muito reto, deve temê-lo como a um inimigo encarniçado e suspeitar de suas secretas ambições."

(
do Blog do Cesar Maia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário