Nei Duclós deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O Google e o Monteiro Lobato":
Gosto demais dos teus posts em que contas um pouco da tua vida, dos amigos, da mãe, das leituras. São raros, mas ótimos. Monteiro Lobato inventou gerações de escritores. Quem leu Lobato nessa coleção verde que tens, que foi a mesma que eu tive e repassei para a minha gurizada, com aquelas letras grandes, redondas, limpas, tudo sem acento inútil, cheias de imaginação e conhecimento, foi encaminhado para uma vida adulta plena, a que se soccorre dos livros e autores e tem parâmetros para tudo. Muito emocionante. E a convivência das "ferramentas": super importante, pois a tendência é jogar o que é considerado "antigo" no lixo. Tudo é soma e projeção para o futuro. A verdade é que no Brasil há uma divisão clara: os que foram "criados" por Monteiro Lobato e os que não foram.
Realmente Nei,
Monteiro Lobato inventou gerações de escritores e gente de idéias. Veja este comentário do Washington Olivetto que, pelo jeito, também bebeu nesta fonte:
O livro da minha vida
"Devo a maioria das coisas boas que aconteceram na minha vida pessoal e profissional a Monteiro Lobato. Sua coleção infantil, que vai de Reinações de Narizinho a Os Doze Trabalhos de Hércules, desenvolveu o meu prazer e obsessão pela leitura desde os 5 anos de idade, coisa que permitiu que uma criança e adolescente com escolaridade indisciplinada como a minha se transformasse num adulto relativamente bem-sucedido e conseqüente."
Washington Olivetto
Olá, Sérgio, salve!
Bem a propósito, me incluo entre os que foram "criados" por Monteiro Lobato...
Não chegou a "boçalidade" de dizer que o li aos cinco anos, como o tal da publicidade, mas entre os nove e treze anos, seguramente... Todos os volumes da obra dita infantil...
Essas leituras todas foram conjuminadas com as outras, não menos importantes do Karl May (os trinta volumes traduzidos pela Editora Globo de Porto Alegre) um escritor alemão que nunca saiu do seu gabinete e criou personagens que andaram poelo mundo, destaque para o Winnetou e o "Mão de Ferro" alter ego do autor e por conta do qual teve de responder inúmeros processos...
Assunto para outro dia...
Um abração do viking!
Oi!
Apenas para complementar: Segundo a wikipédia, "O Minotauro tinha corpo de homem e a cabeça de touro. Era uma criatura selvagem, e Minos, após receber um conselho do Oráculo de Delfos, mandou Dédalo construir um labirinto gigante para conter o Minotauro. Este foi localizado sob o palácio de Minos em Cnossos." Cnossos é em Creta, logo, tua primeira lembrança estava certa: O Minotauro foi colocado em um labirinto em CRETA!
Maria do Céu
Grande Canga
ResponderExcluirJá está no seu GMAIL o pedido.
Abraço
Cañas