quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Escola de samba faz apologia de ditadura com dinheiro público

Do Blog do Reinaldo Azevedo

Escola de samba faz seu bundalelê exaltando virtudes da tirania cubana

O historiador marxista inglês Eric Hobsbawm concedeu uma entrevista ao Guardian (ver posts de ontem) e afirmou que a América Latina, o Brasil em particular, é a única região do mundo que ainda faz política como se fazia no fim do século 19 e no 20. E ele considerou isso, certamente, um baita elogio. Lula, segundo se depreende da entrevista, é um grande líder latino-americano dos séculos passado e retrasado… Quem poderá negar?
Um escola de samba de Florianópolis, a União da Ilha da Magia, com apenas três anos de vida, prova que Hobsbawm acertou na mosca. O tema do desfile deste ano é Cuba. O título do samba-enredo, de autoria de Júlio Maestri e Vinicius da Imperatriz não poderia ser mais eloqüente: “Cuba sim! Em nome da verdade”. A letra é um espanto. Leiam:

Uma forte emoção,
No meu coração…
Liberdade!
Eu sou União
A voz de um povo pela igualdade

Sonhos… de um poeta ecoam no ar
Cuba… o desejo de se libertar
Conquistou a independência
Do Tio Sam sofreu influência
Momentos de luta estão na memória
Fidel e Che fizeram história
Me levam na busca por um ideal
Que vai embalar, nosso carnaval!

Guerreiros unidos na Revolução
Pelo bem de uma Nação
Um preço a pagar, não vou negar
Mas a Comunidade em primeiro lugar

Os sonhos se tornam verdade
Trazendo pra muitos a felicidade
Com saúde, educação
A base pra um cidadão
Esporte, cultura, na arte… mistura
Riqueza, o Mundo se encantou
No Cabaré Tropicana,
Carmem Miranda deu um show!
Ilha de pura Magia
Vem sambar…
Verde, Branco e Ouro
Na Avenida vai brilhar


Voltei
Estão comovidos? A União da Ilha da Magia faz o seu bundalelê com uma das ditaduras mais ferozes do planeta, responsável pela morte de pelo menos 100 mil pessoas. A escola sambará sobre cadáveres.

Um dia ainda chegaremos ao século 21.
Por Reinaldo Azevedo

Lila deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Escola de samba faz apologia de ditadura com dinhe...": O (pouco) que li de Reinaldo Azevedo me faz lembrar a Liga das Senhoras Católicas das décadas de 50/60; e ele tempera tudo com algumas citações de teóricos aqui e ali, pra mostrar que tem referências. Eu não sou marxista, mas leio Eric Hobsbawm por ser um dos maiores historiadores e críticos dos séculos 19 e 20, com uma produção intelectual fantástica. E, como intelectual sério que é, aos 93 anos, é um dos primeiros a fazer a crítica do próprio marxismo. Isso é uma coisa. Outra é o fato de uma escola de samba ter como tema a exaltação a Cuba. Letra duvidosa? Sobram dedos na mão se a gente for listar todas as letras e temas de samba enredo coerentes, né? Mas minha dúvida é: o que tem a ver o Hobsbawm com tudo isso? Ou Reinaldo Azevedo também está compondo um samba enredo para o próximo carnaval? Abração! =) 

5 comentários:

  1. O (pouco) que li de Reinaldo Azevedo me faz lembrar a Liga das Senhoras Católicas das décadas de 50/60; e ele tempera tudo com algumas citações de teóricos aqui e ali, pra mostrar que tem referências. Eu não sou marxista, mas leio Eric Hobsbawm por ser um dos maiores historiadores e críticos dos séculos 19 e 20, com uma produção intelectual fantástica. E, como intelectual sério que é, aos 93 anos, é um dos primeiros a fazer a crítica do próprio marxismo. Isso é uma coisa. Outra é o fato de uma escola de samba ter como tema a exaltação a Cuba. Letra duvidosa? Sobram dedos na mão se a gente for listar todas as letras e temas de samba enredo coerentes, né? Mas minha dúvida é: o que tem a ver o Hobsbawm com tudo isso? Ou Reinaldo Azevedo também está compondo um samba enredo para o próximo carnaval? Abração! =)

    ResponderExcluir
  2. JA FOSTE A CUBA?
    SABES O QUE DITADURA?
    E FALTA DE LIBERDADE TU CONHECES?

    NÃO FALA DESPAUTERIOS VÁ A CUBA E CONHEÇA E PARA DE ASSISTIR a rede bobo.
    espanto e jornalista escrever o que não conheçe.

    ResponderExcluir
  3. O pobre Reinaldo deve estar sem assunto mesmo, para escrever uma idiotice tão grande.

    ResponderExcluir
  4. SeniLILAdade. Exortação do stalinismo cubano em samba sem pé nem cabeça nada tem com liga católica, mas reflete na exortação feita pelo `robisbaun` ao lulismo das cavernas que nos atravessa a ultima década nos levando a um populismo de merda. Lamego Bocaiuva

    ResponderExcluir
  5. Agradeço pela delicadeza das palavras e pelo teor respeitoso do comentário – a exata oposição ao pensamento totalitário, não é mesmo?

    ResponderExcluir