terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O turismo incompetente da Ilha

Ao contrário do que diz o ditado que o turista volta pela boca, pelo que come e compra, numa certa Ilha ao sul do Atlântico o turista morre pela boca.
Fato corriqueiro porém marcante aconteceu domingo no Mercado Público de Florianópolis. Dois casais do Rio de Janeiro, maravilhados com a natureza exuberante da Ilha se despediam da cidade fazendo uma grande compra de frutos do mar.
Compraram ostras, camarão pistola e postas de garopa. Tudo no gelo embalado para a viagem de retorno. Voltavam no vôo das 11:40hs para o Rio. Qual foi a surpresa na hora de fechar a conta, que não era pequena. 

 - Não aceitamos cartão de crédito. Só cheque ou dinheiro vivo.

Avisou o peixeiro de forma pouco educada. Diante da recusa os cariocas perguntaram onde ficava o caixa eletrônico mais perto. Nova resposta do peixeiro:

- Aqui no mercado não tem. Só no Beira Mar (shopping).

Domingo, 10hs da manhã, com este problema pela frente, os cariocas começaram a ver a caldeirada programada para os filhos, na chegada ao Rio, ficar cada vez mais na saudades.
Um manezinho, tripeiro, que estava comprando umas cardosas, vendo o desespero dos turistas se ofereceu para levá-los até o caixa mais próximo, no Beira Mar. Salvou os turistas.
Incompetência, amadorismo e falta de trato com o turista é pouco para definir o que acontece no Mercado Público de Florianópolis. Isso que o Mercado é passarela para políticos que não enchergam um palmo além do nariz. Vivem por ali todo o sábado e não percebem estes problemas? Tomara que fatos como esse chamem a atenção da família Souza, agora no domínio do turismo estadual e municipal de Santa Catarina. 

Caríssima Gaúcha,
Não vou entrar no mérito da questão com vocêem relação quem é pior ou melhor, pois como eu disse no meu comentário não generalizei em relação aos gaúchos porém apenas explicitei um grande defeito de alguns irmãos gaúchos como também há alguns manézinhos que não merecem ser chamados de manézinhos...sou manézinho e quando ando pelas ruas junto a maior quantidade possível de lixo que outros jogam andando a minha frente além de chamar a atenção seja quem for ou de onde vier ....Lamento muito por estes manézinhos dos quais te referistes como dos gaúchos aos quais me referi. E peço que você denuncie aos orgãos como prefeitura e floram quando presenciar tal cena novamente. Gaúchos, Catarinenses, Paulistas etc...Não importa de onde viemos o que importa é que temos que cuidar do que nos pertence no sentido coletivo.
Respeitosamente,
JEAN PIERRE

gaucha disse...
Jean Pierre.. moro nos ingleses ao lado de um arroio ou melhor valão a ceu aberto e o que vejo sao meus vizinho todos manezinho jogando lixo dentro do rio!! Quando vejo isto acontecer reclamo na hora e sabem o que me dizem: NAo te mete gaucha isto é uma pratica muito normal aqui!! Conclusão:manezinho é porco mesmo!!

J.P. deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O turismo incompetente da Ilha": Engraçado, os gaúchos tem a mania de chamar os manézinhos de preguiçosos e vadios porém antes deles invadirem a ilha nossa cidade era limpinha, não se ouvia falar em furtos, o povo pacato e amistoso,ninguém tinha como cultura passar a perna em ninguém, os amigos eram muitos e os políticos e o pessoal da elite eram bem próximos da população com poucas mazelas na administração.... Não estou generalizando e nem sou xenófobo, mas HÁ DE SE DIZER A REALIDADE e também respondendo o caro amigo Thiago Momm que imagino que se veio morar para cá deve ter sido talvez, por causa das mazelas gaúchas que citei...
JEAN PIERRE

Carlos deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O turismo incompetente da Ilha": A verdade é que a sonegação de impostos corre solta no Mercado, eles aceitavam os cartões até levarem uma cacetada da fiscalização. Daí radicalizaram, num comportamento de mafioso, e todas as bancas suspenderam esse meio de pagamento. Acho que entre as exigências da futura licitação (se é que vai haver) deveria estar a obrigatoriedade dos permissionários aceitarem pagamento com cartão.

Miguel Eibel deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O turismo incompetente da Ilha": Boa tarde!
Sou Carlos Miguel Eibel de Simas, manezinho da ilha com muito orgulho!
Fui transferido para Porto Alegre pelo trabalho à 3 meses e venho por meio deste pedir ponderação ! Claro que Florianópolis apresenta problemas com o turismo mas é uma cidade linda onde o turismo apesar dos problemas é totalmente viavel e aceito pelo nativo! Quando cheguei em Poa me deparei com uma cidade suja, fedendo a mijo, com uma gente feia e mal educada! O povo gaucho não leva a sua cultura para o seu dia-dia o catarinense sim!
A cada dia que passo aqui minha saudade aumenta junto da vontade de voltar pra casa!


Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O turismo incompetente da Ilha": Senhor Blogueiro ! Concordo com o turismo incompetente reinante ! Uma vergonha !
Porém afirmo : a 100 metros do Mercado Público, inclusive aos domingos, existem 4 agência de Itaú, 3 de BBrasil, Bradesco e Santander. Todas aptas para saques ! Mais nada de só no Beira-Mar!
Informando ao colega anônimo : existe no Rita Maria, caixas eletrônicos do BB e CaixA ! Viva 2011 ! Salve-se quem puder !!!


Juliano e Karine acústico deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O turismo incompetente da Ilha": Olá meu amigo Sérgio. Primeiramente deixa eu me reapresentar, sou o Juliano, que faz dupla musical com a Karine, o qual tu presenciaste na sexta-feira 14/01 no Moai Bar e Vineria.
Bom, antes de mais nada vou entrar nessa discussão quanto aos cartões de crédito: não há mais desculpa, mesmo não sendo obrigatório, acho que todo, mas todo estabelecimento deve ter o serviço do cartão, pois além da questão de segurança, que hoje o consumidor prefere não andar com dinheiro, pois pode ser assaltado em qualquer esquina, e graças a Deus aqui em Floripa AINDA não chegamos a este ponto, o cartão é prático e universal.
Mas estou aqui mesmo é pra cumprir minha promessa de que eu não esqueceria do "CANGABLOG", e estaria aqui postando no início da semana. 


Thiago Momm deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O turismo incompetente da Ilha": Putz. Tenho visto coisa parecida quase todos os dias. É o lado ruim da preguiça mané. Ou dos lugares que enchem muito, não sei. Mas desconfio que no Nordeste realmente o turista seja tratado um pouco melhor. 

13 comentários:

  1. Putz. Tenho visto coisa parecida quase todos os dias. É o lado ruim da preguiça mané. Ou dos lugares que enchem muito, não sei. Mas desconfio que no Nordeste realmente o turista seja tratado um pouco melhor.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a disponibilização de cartão de crédito/débito não é obrigatória, porém a sua não utilização prejudica não só o consumidor mas a própria fiscalização de Receita Federal. Mais uma questão: não existe caixa eletrônico no Terminal Rita Maria?

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo Sérgio. Primeiramente deixa eu me reapresentar, sou o Juliano, que faz dupla musical com a Karine, o qual tu presenciaste na sexta-feira 14/01 no Moai Bar e Vineria.
    Bom, antes de mais nada vou entrar nessa discussão quanto aos cartões de crédito: não há mais desculpa, mesmo não sendo obrigatório, acho que todo, mas todo estabelecimento deve ter o serviço do cartão, pois além da questão de segurança, que hoje o consumidor prefere não andar com dinheiro, pois pode ser assaltado em qualquer esquina, e graças a Deus aqui em Floripa AINDA não chegamos a este ponto, o cartão é prático e universal.

    Mas estou aqui mesmo é pra cumprir minha promessa de que eu não esqueceria do "CANGABLOG", e estaria aqui postando no início da semana.

    Vou deixar alguns contatos e endereços para tu acessar nosso material e ficar sabendo um pouquinho da nossa trajetória.

    www.myspace.com/julianoekarine
    e-mail: jkacustico@yahoo.com.br
    orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=7893174562923545255

    Fone contato: 48-84463626

    Mais no final da semana passo aqui para deixar a agenda semanal.

    Meu mail pessoal é julianocvs@yahoo.com.br

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Senhor Blogueiro ! Concordo com o turismo incompetente reinante ! Uma vergonha !
    Porém afirmo : a 100 metros do Mercado Público, inclusive aos domingos, existem 4 agência de Itaú, 3 de BBrasil, Bradesco e Santander. Todas
    aptas para saques ! Mais nada de só no Beira-Mar!
    Informando ao colega anônimo : existe no Rita Maria, caixas eletrônicos do BB e CaixA !
    Viva 2011 ! Salve-se quem puder !!!

    ResponderExcluir
  5. Cade o caso do Estupro nem pensar!! Nao pode cair no esquecimento. O Mostrinho mais rico esta recorrendo em Brasilia. Posta algo pra nao deixar cair no esquecimento.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Sou Carlos Miguel Eibel de Simas, manezinho da ilha com muito orgulho!
    Fui transferido para Porto Alegra pelo trabalho à 3 meses e venho por meio deste pedir ponderação !
    Claro que Florianópolis apresenta problemas com o turismo mas é uma cidade linda onde o turismo apesar dos problemas é totalmente viavel e aceito pelo nativo!
    Quando cheguei em Poa me deparei com uma cidade suja, fedendo a mijo, com uma gente feia e mal educada!
    O povo gaucho não leva a sua cultura para o seu dia-dia o catarinense sim!
    A cada dia que passo aqui minha saudade aumenta junto da vontade de voltar pra casa!

    http://migueleibel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O peixe é meu e vendo como quero.
    Não estou afim de pagar comissão para as redes de cartão de crédito.
    Não gostou?
    Então vai para outra cidade, o que é um favor.

    ResponderExcluir
  8. A verdade é que a sonegação de impostos corre solta no Mercado, eles aceitavam os cartões até levarem uma cacetada da fiscalização. Daí radicalizaram, num comportamento de mafioso, e todas as bancas suspenderam esse meio de pagamento. Acho que entre as exigências da futura licitação (se é que vai haver) deveria estar a obrigatoriedade dos permissionários aceitarem pagamento com cartão.

    ResponderExcluir
  9. E por essa entre outras inumeras falhas que nunca mais indico a amigos conhecer a bela floripa e a minha amada laguna, pois vivia falando das belezas dessa regiao,ae alguns acabarao indo,e na volta so reclamações do tipo, cara o lugar e lindo mas vc e maluco nao existe infra estrutura basica de atendimento a turista,na verdade o que todos me falão e que na verdade tanto floripa quanto laguna sao cidades de veranista e turista nao sao bem vindos,pois nao a comercio aberto nos finais de semana,os morumentos estao abandonados e nao a se quer guias para indicar pontos turisticos e uma pena que esse grande potencial turistico esteja na mao de pessoas incapazes,com visao bairista, tratão os turistas como se fossem pessoas indesejadas, enfim e um caos para quem se aventurar a desbravar as belezas da costa sul catarinense, e o pior gastao muito dinheiro vendendo o estado como destino turistico, mas se esquecem que turismo nao e so fazer fotos de belas paisagens.a galera devia dizer logo se queres queres se nao queres diz senao vais morrer com a pomba no balaio!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Engraçado, os gaúchos tem a mania de chamar os manézinhos de preguiçosos e vadios porém antes deles invadirem a ilha nossa cidade era limpinha, não se ouvia falar em furtos, o povo pacato e amistoso,ninguém tinha como cultura passar a perna em ninguém, os amigos eram muitos e os políticos e o pessoal da elite eram bem próximos da população com poucas mazelas na administração.... Não estou generalizando e nem sou xenófobo, mas HÁ DE SE DIZER A REALIDADE e também respondendo o caro amigo Thiago Momm que imagino que se veio morar para cá deve ter sido talvez, por causa das mazelas gaúchas que citei...

    JEAN PIERRE

    ResponderExcluir
  11. Jean Pierre.. moro nos ingleses ao lado de um arroio ou melhor valão a ceu aberto e o que vejo sao meus vizinho todos manezinho jogando lixo dentro do rio!! Quando vejo isto acontecer reclamo na hora e sabem o que me dizem: NAo te mete gaucha isto é uma pratica muito normal aqui!! Conclusão:manezinho é porco mesmo!!

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Ivete e pelo que sei os gaúchos é quem são em sua maioria xenófobos e com complexo de superioridade, e o motivo pelo qual se dispõem a qualificar os manézinhos como vadios, preguiçosos etc...é porque os manezinhos se negam a serem explorados ganhando um salário de fome no qual o patrão gaúcho quer pagar. Sem falar no assédio moral que é comum a prática entre empresários gaúchos tendo como alvo o nativo. É muito fácil ficar na beira da praia calculando quanto esta entrando na conta por conta dos nativos!!! bando de exploradores e xupins.

    ResponderExcluir
  13. Caríssima Gaúcha,

    Não vou entrar no mérito da questão com vocêem relação quem é pior ou melhor, pois como eu disse no meu comentário não generalizei em relação aos gaúchos porém apenas explicitei um grande defeito de alguns irmãos gaúchos como também há alguns manézinhos que não merecem ser chamados de manézinhos...sou manézinho e quando ando pelas ruas junto a maior quantidade possível de lixo que outros jogam andando a minha frente além de chamar a atenção seja quem for ou de onde vier ....Lamento muito por estes manézinhos dos quais te referistes como dos gaúchos aos quais me referi. E peço que você denuncie aos orgãos como prefeitura e floram quando presenciar tal cena novamente. Gaúchos, Catarinenses, Paulistas etc...Não importa de onde viemos o que importa é que temos que cuidar do que nos pertence no sentido coletivo.

    Respeitosamente,

    JEAN PIERRE

    ResponderExcluir