domingo, 9 de outubro de 2011

Com a "alma cantando" aos 90 anos!

    
    Acabei de falar com a Dona Noé, minha mãe, ao telefone. Com a chegada da Primavera ela volta para a fronteira cheia de saudades da casa, das amigas e das plantas.

    Me relatou que a passagem de um furacão por lá deixou um rastro destruição. O vento chegou à 120 km/h e os maiores estragos foram em Artigas, cidade do Uruguay fronteiriça com Quaraí.

- Sérgio Antonio, o Liceu de Artigas ficou que era de dar pena. Todos os vidros quebrados e grande parte do telhado desapareceu. Será que Deus é mesmo brasileiro? Aqui em Quaraí não teve muito estrago!

    Mas o que mais a deixou feliz foram as suas flores. Pela primeira vez viu as Azaléias totalmente floridas. Como voltou um pouco mais cedo - passa o inverno entre Florianópolis, Blumenau e Natal - conseguiu pegar uma bela florada. Uma Alamanda que deixou protegida por uma tela sol/sombra, também vingou e estava toda florida, para sua felicidade. A anterior, a geada tinha matado.

- Uma lástima Sergio Antonio! 

    Ainda conversamos sobre política. De repente ela me perguntou se eu havia visto a entrevista do Fernando Henrique. Não sabia que entrevista era. Imagino que seja sobre a visita a Florianópolis, que fez recentemente.
    Daí ela me disse que tinha achado os dentes do FHC muito feios. Meio desleixado, tipo isso. Falei, é mesmo mãe?
Ela respondeu:

- Está faltando a mulher.

    A mãe voltou para Quaraí há três semanas. O "tio" Éio, meu irmão foi o encarregado do translado. Nos despedimos por volta das 9 da manhã e, com o auto cheio de malas, se dirigiram ao extremo sul. Por volta das 15 horas dei uma telefonada para o "tio"'Eio:
- E aí? Chegando em Porto alegre? perguntei.

- Chegando em Criciúma, respodeu!!!! 

   Não entendi. Quase 5 horas para fazer Florianópolis a Criciúma! Acontece que a mãe, já na saída de Florianópolis, perguntou  se o "tio" Éio tinha feito a viagem de moto pela Serra do Rio do Rastro, que havia falado.

   Respondeu que ainda não, mas que o lugar era maravilhoso. Bingo! Na entrada para a Serra a mãe "sugeriu" uma entradinha, só para ver a paisagem. Subiram e desceram a Serra do Rio do Rastro com direito a foto e tudo.

   Quando voltaram, já na BR-101, ela falou:
- Marco aurélio, a minha alma está cantando!

   Estava feliz com o passeio e com o retorno para casa. Afinal, uma pessoa com 90 anos tem todo o direito à aventuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário