terça-feira, 18 de outubro de 2011

Folha de SP cita "fichas suja" de SC

Abaixo a corrupção!

Por Eliane Catanhêde

BRASÍLIA - Má notícia para os descrentes, boa notícia para os milhares que foram às ruas no 12 de outubro protestar contra a corrupção e exigir a constitucionalidade da Ficha Limpa, o fim do voto secreto no Congresso e a abrangência do CNJ: a onda está crescendo.
    No Congresso, políticos e assessores já buscam e analisam projetos que estendem a Ficha Limpa, hoje restrita ao Legislativo, para o Executivo e o Judiciário. Assim, o candidato a uma vaga num dos três Poderes só poderá assumir se não tiver sido condenado por um colegiado.
    No governo, a Controladoria-Geral da União propõe a introdução, por decreto, de critérios da Lei da Ficha Limpa para ministros e todos os cargos de confiança, que, cá pra nós, não são poucos.
    E os Estados começam a se coçar. Em Santa Catarina, um dos que saiu na frente, foi aprovada a extensão da Ficha Limpa para, simplificando, todo mundo. E está sendo cumprida.
    Alertado pelo Ministério Público Estadual, o governador Raimundo Colombo teve de trocar o presidente da SCGás (companhia de gás do Estado), Altamir José Paes, e vai ter de afastar o secretário de Agricultura, João Rodrigues. Sem entrar no mérito, o fato é que ambos não são, técnica e legalmente, Ficha Limpa. Logo, não podem ocupar os cargos.

    É assim, com as instituições agin do, a lei sendo cumprida e as pessoas exercendo a cidadania, que o Brasil vai caminhando. Aos trancos e barrancos, é verdade, mas em frente.
    Saiu de uma ditadura violenta pacificamente, sem derramar uma gota de sangue. Viveu o impeachment do primeiro presidente eleito por voto direto em décadas sem um tiro.
     Estabilizou a economia e mudou a moeda com brilho. Foi governado por um migrante nordestino que deixou sua marca e encantou o mundo.
     A nova batalha é contra a corrupção, que nunca será extinta, mas pode ser bem menos dramática se cada um fizer a sua parte. Inclusive você.


LesPaul deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Folha de SP cita "fichas suja" de SC": Migrante que encantou o mundo e deixou sua marca? A Elianê é boa jornalista, mas sempre da uma chupetinha no grão-mestre de Garanhuns. Marca, não. 09 DIGITAIS, no pior legado que poderia deixar: acabou com o senso ético e domesticou com mesada gorda um Congresso de espertalhões que estão nem aí para o povo. Neófitos em DEMOCRACIA e LIBERDADE, se lambuzam nas tetas da Viúva e detonam a CIDADANIA. É a lei do mais malandro, do balaco das mãos mais rápidas que vigora. Cuidem de suas carteiras. Uma verdeira MERDA insepulta que bóia na mídia, na política, na sociedade. NADA A APLAUDIR. Um legado sinistro para nossos bisnetos!!!  

2 comentários:

  1. Migrante que encantou o mundo e deixou sua marca? A Elianê é boa jornalista, mas sempre da uma chupetinha no grão-mestre de Garanhuns. Marca, não. 09 DIGITAIS, no pior legado que poderia deixar: acabou com o senso ético e domesticou com mesada gorda um Congresso de espertalhões que estão nem aí para o povo. Neófitos em DEMOCRACIA e LIBERDADE, se lambuzam nas tetas da Viúva e detonam a CIDADANIA. É a lei do mais malandro, do balaco das mãos mais rápidas que vigora. Cuidem de suas carteiras. Uma verdeira MERDA insepulta que bóia na mídia, na política, na sociedade. NADA A APLAUDIR. Um legado sinistro para nossos bisnetos!!!

    ResponderExcluir
  2. É engraçado uma pessoa que só ve os pontos ruins do ex-presidente Lula. A não se que os Europeus se tornaram 'incultos' e o New York Times virou jornal Chapa-Branca.

    Foi o presidente que mais combateu a fome e a miséria no mundo. Democracia pressupõe igualdade.

    ResponderExcluir