Secretário adjunto da Segurança Pública, Coronel PM Fernando
Rodrigues de Menezes, divulgou na tarde de hoje (31) nota oficial sobre
seu indiciamento no inquérito policial que apura o desvio de sucatas do
Complexo Administrativo da SSP.
NOTA OFICIAL
Considerando
a notícia, divulgada pela imprensa, sobre o indiciamento do signatário
em Inquérito Policial instaurado pela DEIC-SC, para que se restabeleça a
verdade, cumpre-me informar o seguinte:
1.
Em levantamento realizado por esta Secretaria de Segurança Pública, nos
primeiros meses de 2011, foi constatada a existência de mais de 30.000
(trinta mil) veículos recolhidos nos depósitos e pátios de Delegacias do
Estado, sem que, até aquele momento, qualquer providência efetiva
tivesse sido adotada para resolver esse grave problema administrativo
envolvendo veículos apreendidos administrativamente e judicialmente no
Estado de Santa Catarina.
2.
Através do CIASC (Centro de Informática e Automação de Santa Catarina)
foi desenvolvido um novo sistema Módulo Leilão, possibilitando
inicialmente o levantamento e cadastramento de 3.500 veículos
depositados no pátio do Complexo Administrativo da Secretaria de
Segurança Pública, localizado em Areias-São José.
3.
Em 08 de Agosto de 2011, foi assinada a Portaria nº
205/DETRAN/Assessoria Jurídica/2011, expedida por aquele Departamento de
Trânsito, que normatizou as regras referentes a Leilão de Veículos em
nosso Estado, culminando na elaboração de um Edital de Licitação, por
parte do DETRAN-SC, na Modalidade de Leilão.
4.
Esse Processo Licitatório objetivava iniciar uma nova fase na gestão de
veículos apreendidos administrativa e judicialmente dentro de nosso
Estado, os quais sobrecarregam os pátios da SSP-SC e das Delegacias de
Polícia, há mais de 30 (trinta) anos.
5 No
dia 15 de Dezembro de 2011, após longas tratativas com o Poder
Judiciário Estadual e o Ministério Público de Santa Catarina, foi
assinado um Termo de Cooperação Institucional, com o respectivo Plano de
Trabalho, envolvendo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e as
citadas Instituições, para cooperação acerca da alienação e destinação
dos veículos e materiais inservíveis apreendidos ou recolhidos a
depósitos, vinculados a processos judiciais, administrativos ou
inquéritos policiais no âmbito do Estado de Santa Catarina.
6.
Destaque-se que após rumores de irregularidades havidas no Complexo
Administrativo da SSP em São José, solicitei de imediato ao Exmo. Sr.
Secretário a abertura de Sindicância Investigativa Interna, no âmbito da
SSP, para apurar essas irregularidades.
7.
A Comissão de Sindicância foi Presidida por um Procurador de Estado, e
contou com a participação de uma Delegada de Polícia, sendo que o
Relatório final do procedimento administrativo não imputou qualquer
responsabilidade a este subscritor.
8.
Ainda no mês de Janeiro de 2012, preocupado com a legalidade de todo o
processo, esta Pasta formulou consulta à Procuradoria Geral do Estado, a
qual se manifestou, por meio de Parecer, pela legalidade daquele
Processo Licitatório.
9.
Esclareço, por derradeiro, que tudo fiz dentro dos basilares princípios
da ética, da transparência e da moralidade administrativa. Estou
tranquilo, já que a partir deste momento nova fase se inicia, esta sob o
controle e tutela do Poder Judiciário e do Ministério Público.
FERNANDO RODRIGUES DE MENEZES
Cel PM Secretário Adjunto da SSP-SC
Como diria a voz rouca das ruas, mais um Coronel da Pm que sobe no telhado.
ResponderExcluirHonesto bota a cara prá bater. Onesto manda notas com EXPLICA$$ÕE$...Côsa Medonha !!!
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