segunda-feira, 7 de maio de 2012

CONTRIBUINTE PAGA TRADUÇÃO DE CHICO BUARQUE NA CORÉIA

    Por Janer Cristaldo
 
    Está causando espécie entre alguns jornalistas, que parece terem nascido ontem, a notícia de que Chico Buarque vai receber financiamento da Biblioteca Nacional para a tradução de seu livro Leite Derramado para o coreano. Mais uma ajuda financeira indireta do Ministério da Cultura, comandado pela mana Ana de Hollanda. Chico quer empurrar sua “obra” ao mercado asiático.

    Como se isto fosse novidade. Há mais de década venho denunciando a indústria estatal do livro, que chamei de indústria textil – assim mesmo, sem acento. Ou seja, a indústria do texto. Aquela mesma indústria que empurra goela abaixo para a juventude as produções intelectuais dos amigos do rei. Como o rei é de esquerda, leia-se as produções intelectuais das viúvas do Kremlin. Chico Buarque é apenas um dos queridinhos da corte. Há muitos outros mamando – e há muito tempo – nas tetas do Estado.

    Em outubro de 1997 – há quinze anos, portanto – eu já denunciava esta farra obscena com o dinheiro do contribuinte, nas Jornadas Literárias de Passo Fundo. Em comunicado intitulado justamente de “A Indústria Textil”, dediquei um item aos amigos do rei.

Os amigos do rei — Em junho passado, um quarteto de escritores brasileiros — Rubem Fonseca, Patrícia Mello, João Gilberto Noll e Chico Buarque — desembarcaram em Londres, onde fizeram leituras públicas de suas obras e lançaram livros não só na capital britânica, como também na Escócia e no País de Gales. Em um primeiro momento, poderíamos pensar: que maravilha, o Reino Unido se interessa por nossa literatura. Nada disso. É o Ministério da Cultura brasileiro que promove tais turismos e financia as traduções dos autores brasileiros. Vejamos estas manchetes, todas da Folha de São Paulo:

BRASILEIROS LANÇAM LIVROS NA GRÃ-BRETANHA

Autores promovem suas obras dentro de projeto
patrocinado pelo Ministério da Cultura

RUBEM FONSECA LÊ CONTO EM LONDRES
Leia mais. Beba na fonte.

Um comentário:

  1. CHICO BUARQUE? HA HA HA...
    COMUNISTA QUE COMPRA APARTAMENTO NA FRANÇA?
    ELES PREGAM O COMUNISMO, IGUALDADE, ETC.
    MAS NA HORA DE VESTIR, BEBER, COMER MORAR E DIRIJIR GOSTAM MESMO É DE GRIFFE BEM CAPITALISTA.
    TEM UMA AQUI EM FPOLIS, FUTURA CANDIDATA A PREFEITURA QUE VOCÊ SABE MUITO BEM QUEM É...

    ResponderExcluir