quarta-feira, 2 de maio de 2012

Nelson Rolim recebe homenagem em Buenos Aires

Rolim: homenagem e realização

    Havia uma mistura de alegria e ansiedade na voz do meu amigo Piola quando me falou ao telefone: 
- Embarco às 4 da manhã para Buenos Aires.     
Ramos
    Piola é como chamo carinhosamente o jornalista Nelson Rolim de Moura. Fundador da Editora Insular, uma das maiores do sul do Brasil atualmente, com mais de 700 livros publicados em 17 anos.

    Nelsinho vai a capital da Argentina para receber, do Ministro da Cultura, Jorge Cocia, uma homenagem pela edição do livro "História da Nação Latino-Americana" de Jorge Abelardo Ramos considerado um dos mais brilhantes intelectuais da América Latina.

    A tradução e publicação da obra de Abelardo Ramos era um sonho perseguido por Rolim há muitos anos. Após inúmeros contatos com amigos argentinos e companheiros de militância política, hoje no governo, conseguiu realizar o seu desejo e lança o livro em Buenos Aires.

     A edição de “História da Nação Latino-Americana” e sua difusão em português é de grande importância política cultural para los hermanos. Jorge Abelardo Ramos é um ícone da esquerda argentina. Historiador e escritor, criador da corrente política chamada Izquierda Nacional, foi uma forte referência para várias gerações de militantes e políticos da Argentina, Uruguai, Bolívia e Chile.
    
    Filho de pais anarquistas, Jorge Abelardo Ramos teve uma profícua produção intelectual produto da prática de sua militância política e da sua grande capacidade transformadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário