domingo, 22 de março de 2009

Parabéns Florianópolis !

Coqueiros visto da ponte Hercílio Luz

Contrução da ponte e estaleiro Arataca - 1925
Era um fim de tarde do verão de 1979. Embicamos o Opala rebaixado, eu e meu amigo Walter Nei, e entramos direto na ponte de ferro. Estávamos em Florianópolis. Do outro lado da Hercílio Luz nos esperavam os amigos Lei Salles e João Miranda. Dali atravessamos a cidade e fomos encontrar um amigo comum de Santa Maria que estava acampado na praia do Santinho.
Que viagem!!!
Era tudo estrada de terra. Fomos pelo Rio Vermelho. Ali já comecei a perceber que havia chegado no paraíso.
Voltamos tarde, depois de todas. O Lei nos guiou até a Av. Hercílio Luz e, no Paredão, procurei o Ed. Jaqueline. Pronto, estava hospedado. Ficamos no apartamento de um companheiro de clandestinidade que há um ano morava por aqui. Outra tribo.
Dormimos e no outro dia acordei cedo e desci para comprar pão para o café. Na porta do edifício olhei pela primeira vez a Av. Hercílio Luz. Senti um vento com gosto de sal e fiquei extasiado. Decidi na hora:
- Vou morar nesta cidade.
Nao voltei a Porto Alegre nem para buscar meus livros e roupas. Fiz vestibular para a UFSC e fui trabalhar como intérprete de espanhol no Floph.
Saí duas vezes daqui. Uma, forçado, em 1980 quando fiquei três anos no Uruguai. Depois, em 1985, quando fui para o Jornal de Santa Catarina em Blumenau. Voltei. Sempre volto!
Sou apaixonado por essa cidade.
É bela, receptiva e generosa.

Nos seus 283 anos desejo que conquistes adminitradores que te façam justiça e expulse de vez as aves de arribação que por aqui pousaram com o único desejo de saqueá-la.

Florianópolis hoje, outono, brisa leve, garapuvús floridos, está em seu melhor momento. Agora vem a "temporada" dos que moram aqui e conhecem a cidade.

Florianópolis, te amo!!!

Um comentário:

  1. Amigo Canga, to em São Bento do Sul desde o início da tarde. Amanhã tenho um daqueles dias que te marcam a ferro pro resto da vida. A noite chegou, bebi algumas ocm steinhagger e subo pro quarto do hotel, entro na internaba, vasculho os blogs dos amigos e... puta que os pariu, eu meu velho temos os olhos molhados por tuas letras rendendo nas mem'orias lo^as `a nossa m~ae Desterro. Amanh~A minha m~ae faria aniversario e temos um cactus pra depilar na m~ao com um canalha... se der certo, tua cr^onica mercerah um vinho e uma alcatrinha feita por maneh. Beijo no cora'c~ao de LesPAUL Corvette

    ResponderExcluir