domingo, 20 de março de 2011

A Lua de cada um

Foto de Jerônimo Rubim
Ontem a lua esteve de visita à terra. Chegou e se escancarou na porta da frente da casa das gentes. Mas para cada um fez uma visita. Aqui na Janela do Meu Blog se fez de rogada. Jogou comigo o tempo todo. Quando não estava atrás das árvores, se escondia em uma nuvem desgarrada deixando à mostra apenas uma lâmina do rosto.

Para outros se mostrou diferente. Escancarada. Em explosão de amarelo dourado. Foi mais fotografada que o tsunami japonês. Percebo pela internet que se escondeu apenas por aqui. Em outros lugares estava poderosa. Vejo pelas fotos nos blogs, twitter e facebook.

O Jerônimo, meu filho, pegou o carro para ir até a Lagoa e imaginei que voltaria com belos retratos. Voltou logo. As melhores fotos que fez mostravam a lua escondida. Na verdade Ela, a Lua, se deu o luxo de iluminar com o seu resplandor a paisagem da Lagoinha do Campeche. Valeu a boa vontade.

Já para o Mosquito, conforme foto no twitter (@tijoladas), Ela apareceu de longe, branca. Provavelmente estava vendo TV, viu a notícia, lembrou do fenômeno e saiu na janela para fotografar. Já era tarde. Ela estava longe e pálida.

A jornalista e amiga Duda Hamilton, se aproveitando a posição estratégica da sua casa no "cerro" da Armação, mostrou no facebook a Lua poderosa prateando a enseada da praia. Descreveu georomanticamente como "Altos da Armação". Finíssimo!

Um pouco contrariado com a timidez da Lua aqui no Campeche, resolvi ligar para a Mãe, lá em Quaraí. Ela que sempre diz que nasci com "a bunda para a lua".

- Mas que tal a Lua por aí Mãe?, perguntei de chofre.

- É mesmo meu filho! Tinha até esquecido do fenômeno. Vou dar uma olhada no páteo e depois te ligo, repondeu a Dna. Noé.

Minutos depois toca o telefone. Atendo e recebo uma descrição psicodélica do que teria sido a passagem da Lua por Quaraí naquele dia 19 de março de 2011. Cada detalhe de forma e cor vinha acompanhado mentalmente de imagens do filme Submarino Amarelo dos Beatles. Cosa de loco!!!!!

O Perigeu Lunar, pela discriçãpo materna, aconteceu mesmo em Quaraí! Aquela Lua que se mostrou sestrosa e arredia aqui no Campeche fez uma visita particular para a minha Mãe. Só pode!
 Senão vejamos:

- Meu filho, a Lua está belíssima. Grande e dourada. Fulgurante! Iluminou todo o céu e os campos. Tem um brilho dourado na copas das árvores, tipo fazendo o contorno, um debrum. O dia ainda não acabou. O céu está claro, só que agora amarelado. Recém está anoitecendo. Do outro lado da cidade, onde o Sol já se está pondo, existe um clarão. Não muito colorido, mas com alguns tons violáceos. Amanhã vai ter sol. Tempo bom!

Bem...ainda estou aqui com aquela Lua da Mãe na cabeça. Mesmo que Ela tenha tentado se esconder de mim não conseguiu. A Lua que vi foi a que a Mãe me mostrou. 
Cada um com a sua Lua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário