sexta-feira, 4 de maio de 2012

Editora Insular: Lançamento em Buenos Aires reúne mais de 200 pessoas

Rolim: emoção e reencontro
  O lançamento do livro “História da Nação Latinoamericana”, de autoria de Jorge Abelardo Ramos, publicado pela catarinense Editora Insular, reuniu cerca de 200 pessoas ontem em Buenos Aires.

     O evento promovido no Instituto Del Pensamiento Nacional-Centro Documental Jorge Abelardo Ramos, no bairro San Telmo, teve a presença de políticos, intelectuais e representantes do governo como o secretário de Cultura da presidência da República Jorge Coscia, do presidente do Instituto Nacional de Revisionismo Histórico Argentino e Iberoamericano Manoel Dorrego Mario “Pacho” O’Donnel, o coordenador do Movimento Pátria Grande Victor Ramos, o senador Salvador Cabral, representantes da embaixada do Brasil e o editor Nelson Rolim de Moura.

    Após discursos  emocionados, Nelson Rolim relembrou sua militância política na Argentina, no início da década de 1970, na Frente de Izquierda Popular e no Partido Socialista de La Izquierda Nacional, que teve entre seus mais notáveis dirigentes, além de Jorge Abelardo Ramos, Jorge Spilinbergo, Blas Alberti, Ernesto Laclau, Alberto Guerberoff, entre tantos outros. Também recordou a amizade que tinha com Jorge Abelardo Ramos e as dificuldades e o desejo, de muitos anos, de publicar no Brasil a obra, que considera a mais importante sobre o grande projeto de integração latinoamericano, e que somente depois de quatro décadas se concretizou.

    Mais tarde o editor Nelson Rolim de Moura e sua esposa Iara Germer foram homenageados com uma animada “parrillada” em tradicional restaurante da capital portenha.
Jovens prestigiam lançamento

    Amanhã às 17 horas o editor brasileiro visitará a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires e participará de lançamento do livro “Juan y Eva”, do secretário Nacional de Cultura Jorge Coscia. À noite a cantora Iara Germer faz uma apresentação, acompanhada de piano, violão e bateria.

    A programação prossegue na segunda, quando Rolim exporá a documentaristas e produtores culturais argentinos seu projeto, já aprovado pelo Ministério da Cultura do Brasil, de produção de um documentário, que será produzido e dirigido pelo documentarista Júlio Wohlgemuth, que abordará a história da Ilha de Santa Catarina e suas históricas relações com a Argentina e a região do Rio da Prata, bem como do Alto Peru.

Um comentário:

  1. O Editor Nelson Rolim é um daqueles brasileiros ímpares, sonhadores e merecedores de toda a consideração. Pena que neste nosso país não se reconheçam tais pessoas, verdadeiramente engrandecedoras de nossa própria cultura. Sucesso!!!

    ResponderExcluir